Quem aí também se confunde na hora de escolher os pincéis para arrasar na maquiagem? Diante das tantas opções de modelos, formatos e cerdas disponíveis no mercado, a missão fica ainda mais difícil – a gente entende.
Mas, acredite, a escolha do item vai depender principalmente do objetivo da sua produção e, claro, da rotina. Um acessório “língua de gato”, por exemplo, é perfeitinho para criar camadas, sendo ideal para cobertura quando se trata de produtos líquidos e cremosos. Enquanto isso, os que são mais “fofos”, são bons para makes em pó, já que as cerdas são maiores e não tão precisas.
Para facilitar esse momento e você nunca mais errar na escolha, a beauty expert Camila Bazaga, preparou um guia com indicações de pincéis para cada etapa da sua produção. Bora ver?
Pele: base, corretivo, pó e contorno
Em geral, os pincéis para base possuem cerdas mais curtas, que são firmes e bastante densas. Camila conta que, apesar de todos terem tais características, existem algumas diferenças para atingir níveis diferentes de cobertura. Anota aí:
Para uma cobertura mais leve e natural, o ideal é investir em pincéis duo fiber, que possuem cerdas com duas alturas diferentes que permitem aplicar e esfumar as bases líquidas e cremosas. Já para uma cobertura média, as melhores opções são os “língua de gato”, que possibilitam a criação de camadas. Já os que oferecem uma cobertura alta, são os modelos Kabuki retos, que são bem cheios de cerdas.
Como sabemos, o corretivo cobre e disfarça marcas indesejadas, como olheiras, cicatrizes e espinhas. Assim, os melhores pincéis são aqueles angulados. Essa característica permite que o acessório alcance o canto dos olhos e outros lugares mais difíceis do rosto.
Além disso, assim como os pincéis para base, os utilizados para aplicar corretivos devem ter cerdas curtas, volumosas e firmes, a fim de dar precisão na hora da aplicação, o que permitirá melhor cobertura.
Já os pincéis cheios e fofos, com formato arredondado e ao mesmo tempo com cerdas longas, são os melhores para a aplicação de maquiagens em pó. “Como ele faz coberturas leves, o ideal é aplicar a maquiagem dando batidinhas sobre a pele”, recomenda Camila.
“O acessório para o contorno é bem fácil de identificar, já que ele é bem angulado. Uma parte de suas cerdas é mais alta que a outra, fazendo com ele se encaixe perfeitamente no rosto”, acrescenta.
Olhos: aplicar, esfumar e delinear
Quando falamos sobre a aplicação de make na pálpebra, o pincel “língua de gato” pode ser o mais indicado por ter um tamanho menor, além de cerdas mais achatadas. “Ele garante maior precisão e concentra melhor as sombras, carregando produto na medida certa”, conta.
Para esfumar a produção, existe um modelo de pincel próprio que ajuda a suavizar a sombra quando ela fica marcada e com os tons bem divididos. “Procure por um pincel com cerdas mais longas, leves e flexíveis. Muitas pessoas se perdem porque existem vários tamanhos no mercado, mas o segredo é que o acessório acompanhe o formato dos olhos”, explica.
Para delinear, o pincel chanfrado é a melhor opção, já que esta é uma etapa que demanda muita precisão. “O acessório é perfeito para criar o delineado gatinho sem erro. Isso porque ele desenha um traço fino e alongado com exatidão por conta das cerdas mais firmes e curtas”, finaliza.
Confira algumas opções:
1 – Pincel Rose Gold Blush Chanfrado
2 – Pincel 3d Curve Kabuki
3 – Pincel para Blush
4 – Pincel para Iluminador