Mesmo após 22 anos de estreia, Harry Potter é uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema. Em 2001, os criadores desse universo mágico precisaram ser muito criativos para garantir o sucesso do primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Descubra e relembre os fatos curiosos e segredos dos bastidores desse filme.
Começo pelo fim
É comum em muitas produções cinematográficas realizar as gravações fora de ordem e em Harry Potter não foi diferente. Porém, o que muita gente não sabe é que, no primeiro filme, a primeira cena gravada foi a última: a despedida de Hagrid na plataforma do Expresso de Hogwarts.
Os dentes de Hermione
No livro, a personagem possui os dentes projetados para frente. Por conta disso, a caracterização inicial de Hermione contava com uma prótese dentária. Após algumas gravações, o diretor percebeu que os efeitos na tela não valiam o esforço e retirou o item. No entanto, era fora de cogitação refazer as cenas na época, devido ao alto custo. Por isso, a produção precisou utilizar efeitos visuais para deixar Hermione com seus dentes naturais nas gravações já feitas.
Cenário de Hogwarts
JK Rowling fez um esboço de um mapa com a disposição dos ambientes em Hogwarts para a pré-produção do filme. A partir daí, a produção organizou a construção de cenários como a floresta proibida, o castelo, o campo de quadribol, o lago negro e Hogsmeade.
No entanto, o orçamento inicial era curto e algumas construções tiveram que ser canceladas. Dessa forma, algumas gravações aconteceram em locais semelhantes, como o Castelo de Alnwick, a Universidade de Oxford e a Catedral de Durham.
Mesma cena, vários ângulos
De início, o diretor teve muita dificuldade com os pequenos atores. Isso porque a maioria deles estava em seu primeiro trabalho no cinema. Na gravação do primeiro voo em vassoura, grande parte do elenco ficou parado assim que a produção disse “ação”.
Para melhor a qualidade das imagens, devido a inexperiência do elenco e a distração das crianças, o diretor Chris Columbus passou a gravar a mesma cena de vários ângulos diferentes, com o auxílio de três câmeras.
Temido roteiro
A produção do roteiro foi um grande problema antes do início das gravações. Isso porque era um grande desafio transformar a história original em um roteiro conciso. Por isso, a produção do filme enviou o livro para alguns roteiristas, no intuito de despertar interesse na produção do roteiro. Porém, vários recusaram a missão. Por fim, a escrita do roteiro ficou nas mãos de Steve Kloves, com auxílio de JK Rowling e Chris Columbus.