Mesmo recebendo orientações para não beijar ou trocar objetos pessoais com os brothers, Eliezer não pareceu dar ouvidos a produção do Big Brother. Durante a última Festa do Líder, o carioca, com os lábios lesionados, trocou beijos com Natália pela segunda vez. “Ai, sangrou! Sua boca está sangrando”, avisou a sister.
Essa não é a primeira vez que a situação acontece e Eli já foi alertado pelo programa, pois está na fase aguda da doença viral. Inclusive, Tadeu chegou a explicar sobre a transmissão da doença durante o programa ao vivo.
A atitude irresponsável do brother virou assunto nas redes sociais e levantou a discussão sobre os cuidados necessários para se prevenir da doença. É importante relembrar que ao estar infectado, a ferida deve ser tratada e as medidas para não passar o vírus adiante precisam ser seguidas.
Mas o que é a herpes?
A herpes labial é uma infecção ocasionada pelo vírus Herpes Simplex 1 (HSV 1), que provoca o aparecimento de bolhas ou feridas na boca, geralmente nos lábios ou na região logo abaixo do lábio. É muito comum e bastante contagiosa, ou seja, qualquer um pode pegar.
De modo geral, a transmissão pode acontecer através de um beijo, ou até por objetos compartilhados como copos, talheres, garrafas de bebidas e batons, por exemplo. Quando se adquire o vírus, ele pode ficar adormecido no corpo por anos e acabar causando sintomas no sistema imunológico.
Segundo a cirurgiã dentista Dra. Buna Conde, muitas vezes é possível reconhecer até 48h antes do aparecimento de bolhas, que irá ter um aparecimento de herpes, pois existem sintomas que antecedem, como o caso do formigamento, a coceira, vermelhidão e desconforto no lábio.
Apesar de não ser nada agradável, o problema é comum e tem cura. “Na maioria das vezes, o próprio sistema imunológico elimina o vírus, curando a infecção, mas existem alguns casos mais avançados que necessitam de remédios antivirais que podem ser aplicados no local para ajudar a recuperar mais rápido”, explica.