Segundo uma pesquisa feita pela Vagisil, os odores femininos ainda são um tema tabu entre as meninas. O problema é que, por conta disso, muitas dúvidas sobre higiene íntima acabam ficando no ar, #bad! De acordo com a pesquisa, oito em cada dez mulheres (77%) não sabem que na área vaginal há o mesmo número de glândulas sudoríparas que há nas axilas. Eita! Também tem dúvidas sobre os odores da região íntima? Nós te ajudamos!
Olha só algumas dúvidas sobre higiene íntima:
-
-
“O odor é normal?” Sim, toda vagina possui um odor natural. “Porém, ele sofre grande variação, que pode ir de muito forte até saudável. É normal o cheiro da região íntima perder o frescor ao longo do dia por conta do suor produzido nas glândulas da região íntima. Nosso ciclo hormonal e também os hábitos do dia a dia influenciam na alteração do odor”, explica a ginecologista Patricia Varella. Quais são? Uso de roupas muito justas, uso de sabonete inadequado, excesso de peso, medicamentos e até mesmo a alimentação pode influenciar.
-
-
“E o cheiro forte pode indicar alguma doença?” Pode ser, sim. Por isso, é muito importante “que as meninas conheçam o próprio corpo e seu próprio cheiro, sua variação durante o ciclo menstrual, após o banho e ao final de um dia. Mesmo o odor sendo normal, ele pode incomodar, e nesse caso o uso de produtos adequados para a prevenção, como o desodorante íntimo, são muito bem-vindos”, explica a ginecologista Patricia Varella. O problema? O estudo mostra que 37% das mulheres, quando possuem um incômodo relacionado ao odor, procuram informações por meio da Internet, e que 33% delas esperam o problema se resolver sozinho. Eita! Nesse caso, é importante procurar um gineco!
-
-
“Como cuidar da área?”
Para prevenir tanto doenças como odores, o recomendado é a higiene completa e diária da região íntima, que possui Ph ácido. “Sabonetes comuns são alcalinos e prejudicam a função do Ph. Já os sabonetes específicos para a região têm a função de limpar sem desequilibrar o pH ácido da área”, explica a especialista. Lembrando que o recomendado é lavar sempre a parte externa da vagina e não a interna, pois o canal vaginal é auto limpante.
-
-
“O que usar no dia a dia para a higiene?”
Segundo a gineco, para prevenir odores é preciso manter hábitos que proporcionam maior conforto na área íntima, como o uso do sabonete íntimo no banho e do desodorante íntimo após o banho. Lembrando que a escolha deve ser de acordo com as suas preferências <3
E aí, você já sabia tudo sobre higiene íntima? Agora queremos saber, quando o assunto é sexo, você sabe tudo? Faça o teste: