Clássico e elegante, o xadrez é uma tendência que nunca morre. Com fácil combinação e extremamente versátil, a estampa consegue marcar presença em ocasiões distintas, valendo para um dia de trabalho ou para um encontro entre amigas. Adicionar uma peça xadrez já transforma o look por inteiro!
Voltando um pouco a história, o uso da estampa se iniciou na Europa pelo povo Celta, que tecia a lã para compor as figuras geométricas. O padrão do xadrez “tartan” se popularizou a partir do século XVII, se difundindo na região da escócia, onde se tornou um símbolo de lealdade nacional, adornando os Kilts (aquela saia escocesa utilizada por homens e meninos, sabe?)
Como a origem da estampa é muito antiga, diversas variações foram criadas ao longo dos anos. Confira algumas:
- Burberry: Grife Britânica que em 1924 patenteou sua padronagem de xadrez
- Tartã ou Tartan: Padronagem que surgiu na Escócia, típica das saias kilts dos escoceses.
- Madras: Padronagem da Índia, possui um aspecto mais “delicado”
- Argyle: Padronagem com uma forma diferenciada, tem o formato em losango. Muito usado em coletes e cardigans.
- Vichy: Padronagem em quadriculados, bombou nas décadas de 1950 e 1960 com variações de cores no preto e branco ou vermelho e branco, retro e bem delicado compõe looks descontraídos e românticos.
- Glen Plaid ou príncipe de Gales: Popularizada pelo Duque de Windsor, padronagem de alfaiataria, muito usado no vestuário masculino com o tempo acabou ganhando espaço no guarda roupa feminino.
- Buffalo Check: Padronagem pesada com tons vermelho e preto. Muito utilizado no inverno e geralmente usado em tecido como flanela.
Aqui no Brasil, a padronagem é muito marcada na época da festa junina, sendo vista como uma estampa rural, mas isso não barrou a popularidade. A gente consegue perceber como a tendência se mantém presente em novas coleções de roupas, bolsas e acessórios. Já alertamos: o xadrez não tem data para cair no esquecimento.
Quem afirma isso é o style Gustavo Barreto. Em entrevista para a TodaTeen, ele conta como a tendência se renova, ganhando novas formas e estilos de composições a cada ano no mundo da moda. “A padronagem é atemporal e veio para ficar, mas sempre recebe novos detalhes, que se misturam com outros desenhos ou se tornam mais minimalistas e certamente sempre terão lugar no pódio da elegância”, conta ele.
Dentre uma margem infinita de possibilidades, Gustavo também recomenda o uso de conjuntos tradicionais para compor o look. “As cores neutras como branco e preto são mais fáceis de combinar, e podem ser utilizadas até com tons vibrantes como o vermelho, rosa e azul”, comenta.
O style também alerda: na hora da combinação, pense na cor e cuidado com as proporções do corpo! Mesclar peças básicas com o xadrez é uma ótima dica para quem está começando a ousar no guarda-roupa. Mas misturar outras estampas pode criar looks diferentes e fashionistas como geométricos e listrados. Outra regra clássica é que o xadrez cai muito bem com o couro, tornando um visual mais rock’n roll.
“Se a ocasião exigir um visual mais chique, aposte no maxi colar para compor o look. Enfim, a padronagem xadrez traz um grande leque de opções e composições para o seu dia a dia, ou até mesmo em eventos mais elegantes. A estampa cria looks que caem bem, tanto no inverno como no verão, use e abuse! Principalmente dos blazers com as calças de alfaiataria, que podem ser substituídas por shorts para as meninas, aperfeiçoam o look trazendo versatilidade e modernidade”, recomenda.
Vamos apostar nessa tendência?