O Coronavírus já foi considerado uma pandemia e, logo, também atingiu os Estados Unidos. Isso significa que, por lá, a maioria da população também está de quarentena e vários eventos foram cancelados. Não é uma situação legal, mas é extremamente necessária para evitar que o vírus se espalhe mais.
Diante disso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, se manifestou no Twitter e disse que o país irá apoiar todos que estão sendo afetados pelo “vírus chinês”.
The United States will be powerfully supporting those industries, like Airlines and others, that are particularly affected by the Chinese Virus. We will be stronger than ever before!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 16, 2020
É claro que essa foi uma fala extremamente xenofóbica e Lana Condor respondeu o presidente a altura:
💔 Be better. To wake up to your chaos is truly a nightmare. Please. Be better. 💔 To my followers- be safe. I love you. pic.twitter.com/Okbg735cQC
— Lana Condor (@lanacondor) March 18, 2020
“Você não faz ideia da ramificação que suas palavras e ações racistas tem na comunidade asiática-americana. Você simplesmente não consegue nem imaginar o perigo em que você está colocando a comunidade. Como você se atreve? Você deveria se envergonhar de si mesmo. Você se intitula um líder? Você sabe o que líderes fazem? Eles lideram passando bons exemplos e ações. Coisa que ainda não vimos você fazer. Você precisa anotar que o bilionário chinês Jack Ma é quem está realmente liderando – doando testes e milhares de máscaras para a América, porque você não está. Por favor. Melhore. Para que nós não tenhamos medo de sair de casa com medo de que alguém irá nos assediar verbalmente ou fisicamente por causa da sua xenofobia.”