A gente ama quando Katy Perry sempre aparece de um jeito diferente em cada clipe. Adoramos a ousadia de Rihanna nos vídeos e em suas músicas. Curtimos quando Lady Gaga aparece com modelitos ousados e usa a criatividade em sua música. Essas são algumas as cantoras (e artistas) mais influentes da sua geração, todas em seus 20 e poucos anos. Mas, em todas elas, há sempre algo incomum: a inspiração em Madonna.
Todas já confessaram que amam o trabalho da Rainha do Pop. Às vezes sem querer, é nela que se inspiram no que fazem. Afinal, Madonna foi pioneira em explorar seu visual, sua voz, sua sensualidade e sua criatividade em seu trabalho desde a década de 1980. Ajudou as mulheres a mostrarem seu valor (em Express Yourself), criticou o materialismo (em Material Girl), fez críticas à Igreja (no clipe de Like a Prayer) e até críticas aos críticos de seu trabalho (em Human Nature). Isso tudo antes das cantoras pop de nossa geração. As pessoas podem até faer comparações com Madonna, mas, sem ela, as outras não estariam fazendo na música pop o que hoje fazem.
Em dezembro desse ano, após completar 30 anos de carreira, a cantora passa pelo Brasil com a turnê MDNA. No show, Madonna sintetiza sua essência: tem canções pra dançar e se emocionar, ao mesmo tempo em que coloca a Igreja no meio, fala do ex-marido, celebra a liberdade de expressão feminina e dos gays. E tudo isso voltando a usar sua criatividade ao máximo, como se sua mente tivesse 20 e poucos anos – assim como outras cantoras famosas de nosso tempo.
Aqui ficam nossos parabéns a Madonna, pelos 54 anos no dia 16 de agosto e pelos quase 30 anos bem-sucedidos de carreira – um sonho e uma inspiração para qualquer artista.
Texto: Ricardo Piccinato
You must be logged in to post a comment Login