Uma cena exibida no dia de Natal em Malhação: Seu Lugar no Mundo tem causado polêmica por causa da abordagem usada para tratar do tema HIV. Na trama, a protagonista Luciana e seu colega Henrique se trombam durante um jogo de basquete da escola. Preocupado com o fato dos dois terem ferimentos com sangue, o garoto revela ser soropositivo e Luciana é aconselhada a tomar o coquetel antirretroviral.
Lucinha Araújo, mãe de Cazuza e presidente da Sociedade Viva Cazuza, que apóia portadores do vírus HIV, publicou uma carta de repúdio ao programa na página da ONG : “O trabalho que a Viva Cazuza, as ONG’s/Aids e todas as campanhas governamentais de prevenção ao longo de 30 anos vão por terra de uma maneira tão irresponsável”, ela escreveu. Veja o post completo:
MALHAÇÃO e o retorno do obscurantismo em relação ao HIV Como se não bastassem todos os problemas que nós brasileiros…
Posted by Sociedade Viva Cazuza on Tuesday, December 29, 2015
Segundo ela, o programa aconselhou os jovens soropositivos a não praticarem esportes. O autor da novela, Emanuel Jacobina, disse em entrevista ao jornal Extra que a crítica feita por Lucinha fez uma contribuição ao debate: “Uma pessoa soropositiva oferece risco quase nulo de infecção a quem pratique esporte com ela. Porém, se não falarmos sobre esse risco mínimo, o preconceito vai continuar”.
O que você acha sobre o assunto? Conta para a gente!
You must be logged in to post a comment Login