Diversas vezes, enquanto navegamos pela internet, nos deparamos com diversas informações circulando sobre quais seriam as escolhas mais saudáveis se tratando de vitaminas e nutrientes. Para entender melhor sobre elas e desmistificar alguns mitos, a todateen conversou com Karla Maciel, nutricionista consultora da Gaea Elementals.
“As vitaminas são classificadas como um composto orgânico de baixo peso molecular, consideradas nutrientes essenciais para o funcionamento celular e homeostase do organismo. Como as vitaminas possuem uma síntese complexa, o organismo possui uma limitação para produzi-las em quantidades suficientes, o que torna essencial sua obtenção pela dieta.”, explicou a especialista.
+ Fique por dentro dos mitos e verdades sobre o coletor menstrual
As vitaminas, importantes para promover a manutenção das funções celulares, são essenciais para o funcionamento das enzimas. “Das principais funções das vitaminas no corpo, destacam-se ação antioxidante primária e secundária, atuando como cofatores de enzimas importantes para o metabolismo; efeito imunomodulador, atuando na ativação e proliferação de células imunes; equilíbrio do metabolismo energético, proteico e lipídico. Além disso, a maioria delas auxilia no cuidado estético, promovendo efeitos positivos na saúde da pele, cabelos e unhas.”, falou Karla.
“Os alimentos em geral, sobretudo os vegetais como legumes, verduras, frutas e oleaginosas, possuem as vitaminas em quantidades adequadas”, afirmou ela. “Contudo, principalmente as vitaminas hidrossolúveis, são normalmente perdidas com facilidade pela oxidação com o ambiente Assim, sua reposição por meio de complementos nutricionais, shots em cápsulas e suplementos é indicada.“, comentou.
Karla também explicou que cada pessoa possui uma necessidade nutricional individual, tanto de vitaminas, como de outros nutrientes. “Assim, recomenda-se auxílio de um nutricionista capacitado para planejar e orientar o consumo de alimentos e de suplementos que atendam essas necessidades personalizadas.”, completou ela. “Uma inovação do mercado que atende a oferta de vitaminas de forma concentrada é o shot funcional em cápsulas, que garante a dose de vitaminas com praticidade em qualquer momento do dia.”.
Abaixo, a nutricionista esclarece o que é mito e o que é verdade sobre nutrientes e vitaminas.
+ 10 mitos e verdades sobre a depilação a laser
Confira!
vitaminas fazem bem para pele, corpo e cabelo?
Verdade! As principais vitaminas associadas à saúde da pele, cabelos e unhas são vitaminas C, E, A, vitaminas do completo B, com destaque à biotina que é uma das mais importantes para fortalecimento capilar.
O aporte adequado dessas vitaminas é indicado para promover a saúde de dentro para fora, atuando na hidratação natural da pele e cabelos, fortalecimento das unhas, na estimulação de colágeno, fotoproteção, redução de acne, além de efeitos positivos na redução da Lipodistrofia ginoide (celulite) e promoção da longevidade (pro-aging).
quando as unhas estão quebradiças, pode ser falta de vitamina?
Verdade! Os sinais de fragilidade das unhas podem indicar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7). Esse nutriente está associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis, devido ao mecanismo de ação da biotina para unhas relacionado ao estímulo para a formação de queratina – substância que constitui as unhas.
faz mal ingerir vitaminas demais?
Verdade! O consumo excessivo de vitaminas pode acontecer pelo uso indiscriminado de suplementos multivitamínicos. Existe um limiar de absorção intestinal para qualquer nutriente, contudo, uma hipervitaminose com altas concentrações pode provocar intoxicação e trazer efeitos colaterais prejudiciais à saúde. O ideal é sempre manter o equilíbrio e as dosagens seguras de consumo, sempre orientadas por nutricionistas capacitado.
pegar muitos resfriados tem a ver com falta de vitaminas?
Mito! O sistema imunológico depende de uma boa nutrição e as vitaminas tem um papel fundamental no seu fortalecimento. Contudo, vários fatores podem propiciar o desenvolvimento de gripes e resfriados. A vitamina C, por exemplo, ajuda a reduzir a duração e a severidade do resfriado comum e acelera a resposta imune contra infecções, porém não significa que ingerir a quantidade diária recomendada irá evitar 100% o risco de o corpo contrair gripes. Apesar disso, recomenda-se sempre manter a ingestão de vitaminas adequada, pois é uma forma de modular as funções imunológicas.