Se você mexeu nas suas redes sociais nesta segunda-feira (8), você provavelmente se deparou com vários usuários falando sobre uma polêmica envolvendo o X (antigo Twitter). Isso porque, existe uma discussão de que a Anatel pode suspender a rede social aqui no Brasil a partir deste domingo (14).
Mas, afinal, o que está acontecendo? Tudo não se passa de uma grande batalha entre Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Elon Musk, dono do X.
O bilionário vem usando sua conta no Twitter para criticar a autoridade brasileira por suspender contas de políticos, youtubers e influenciadores. Nas publicações, Elon Musk argumenta que a suspensão dessas contas está ferindo a “liberdade de expressão do Brasil”, ameaçando expor os pedidos feitos pela justiça.
Mas, todateen, de onde veio tudo isso? Então, está tudo ligado com os acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF. De acordo com a justiça, as contas suspensas no X teriam contribuído para a organização dos atos golpistas.
Dessa forma, a Anatel declarou que, caso Elon Musk opte por reativar as contas anteriormente suspensas, o X (antigo Twitter) pode ser retirado do ar no Brasil.