No domingo dia 12 de março, às 21h, acontece a premiação mais aguardada do cinema, o Oscar. A cerimônia está na sua 95ª edição, Jimmy Kimmel será o apresentador da noite. Filmes lançados nos cinemas em 1º de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2022 foram considerados para as indicações.
Neste ano,o conselho de diretores da academia deixou para trás a flexibilização ao streaming e exige exibição no cinema para que um filme seja elegível ao Oscar.
Aliás, para terem uma indicação os filmes não precisam especificamente também aparecerem nos cinemas de Nova York e Los Angeles,os exibidos em Atlanta, Bay Area, Chicago e Miami também tem chances de receberem indicações, como conta a Exame.
Neste ano também tivemos alguns atores jovens que receberam indicação para premiação. Veja quem a seguir:
Indicado ao Oscar: Paul Mescal
Paul Mescal, tem 27 anos e foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator, em “Aftersun”. Ele é conhecido por seu papel na minissérie “Normal People”, que concedeu a ele o BAFTA de Melhor Ator em televisão, bem como indicações ao Emmy e Critics’ Choice. Aliás, neste ano ele também foi indicado novamente ao BAFTA também por “Aftersun”.
Austin Butler
Com 31 anos, Austin Butler é um ator estadunidense que começou sua carreira na televisão, primeiro em papéis no Disney Channel e Nickelodeon e depois em dramas adolescentes, incluindo papéis recorrentes nas séries “Life Unexpected” e “Switched at Birth”. Ele está concorrendo ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação em “Elvis”.
Indicado ao Oscar: Barry Keoghan
Barry Keoghan é um ator irlandês, que atualmente possui 30 anos, Keoghan é um embaixador da Dior. Em 2020, ele foi listado no número 27 da lista do Irish Times dos maiores atores de cinema da Irlanda. Ele está concorrendo ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, na trama “Os Banshees de Inisherin”.
Stephanie Hsu
Estadunidense, no auge dos seus 32 anos, Stephanie Ann Hsu iniciou sua carreira nos papéis teatrais da Broadway. No streaming, teve um papel recorrente em Miss Marvel e no cinema atuou em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” que lhe rendeu a indicação de Melhor Atriz Coadjuvante, no Oscar.