Como a gente sabe, o mês do Outubro Rosa é designado a propagar o diálogo sobre a prevenção do câncer de mama. A data serve como um lembrete para as mulheres, mas o cuidado deve ser contínuo.
Além de falar sobre o assunto e divulgar informações, como já fizemos por aqui, é indispensável realizar os exames que detectam a doença, como é o caso da mamografia. A partir dela, há métodos complementares, como ultrassom de mamas e ressonância magnética.
Já para o exame físico, a principal recomendação é procurar um médico especialista na área para detectar qualquer sinal preocupante. Uma alternativa também incentivada é o autoexame das mamas, que consiste em tocar e apalpar a região por conta própria, buscando identificar qualquer alteração nos seios. Mas fica ligada: o autoexame não substitui o exame clínico!
Em contato com a TodaTeen, o Dr. Leopoldo Cruz Vieira, ginecologista e mastologista, explica que o autoexame não deve substituir os métodos de rastreio comprovados, já que não é possível detectar o câncer com assertividade. Porém, ele aponta a prática como um exercício rotineiro importante para o autoconhecimento, principalmente dos 20 anos em diante.
“Deve ser encorajado como uma prática que incentiva o aprendizado da mulher sobre a própria mama, fazendo com que possam surgir dúvidas precoces em relação ao aparecimento de algum problema mamário. Isso leva a paciente a procurar um médico e informações a respeito”, comenta.
Apoiando essa iniciativa, há diversos aplicativos que auxiliam na realização do autoexame, servindo como guia na hora de tocar as mamas. O uso dos apps também ajuda a implementar esse cuidado na rotina das mulheres e adolescentes.
“É importante ir ao médico com frequência e sempre observar os seios no dia a dia. Esses aplicativos estão aí para lembrar e ressaltar da prevenção. Às vezes o próprio app pode notificar a paciente, facilitando que ela não esqueça de buscar o exame cínico”, pontua.
Pensando nisso, separamos alguns exemplos de aplicativos que podem auxiliar no autoexame das mamas. Confira:
Prático e fácil de usar, o app é em inglês e traz um modelo de mama interativo, que mostra algumas das alterações associadas ao câncer de mama. As usuárias também podem aprender os 9 sinais da doença e receber instruções detalhadas para o autoexame. Além disso, o app pode ser configurado para enviar notificações de lembrete.
Esse tem como principal função, registrar e lembrar as datas dos exames. É bem simples, as usuárias anotam a última vez que realizaram o exame clínico e o app cria um alerta para lembrar de marcar o próximo. Também traz informações sobre como realizar o autoexame e fornece dicas de prevenção.
Outra plataforma que é toda em inglês. Com vídeos e imagens, ela ensina a realizar o autoexame e instrui sobre a frequência que deve ser realizado. O diferencial do app é que ele ajuda a encaixar a prática na rotina de atividades, encontrando o melhor horário.