Fragrâncias, notas, em que lugar passar… Ufa, é tanta coisa pra saber sobre o perfume. Ou será que você compra ao sentir o cheiro e pronto? Esse cosmético tão gostoso guarda muito mais coisas em sua composição do que imagina. Bora descobrir tudo isso?
Tipos de perfume
Sim, existem vários. E para ficar realmente por dentro, a primeira informação é de que ele é dividido em algumas categorias que podem ser resumidas pelos seus componentes:
* Parfum: é o que contém maior concentração e duração na pele!
* Eau de parfum: chega a ser um pouco mais suave que o anterior e pode durar até 12 horas.
* Eau de toilette: também conhecido como deo-colônia, é mais suave e ótimo para o nosso calor. Dura até seis horas.
* Eau de cologne: ou a famosa água de colônia. É bem leve e com pouca concentração. Por ser mais fresca, fica pouco na pele.
Tem notas!
Não é só a música que é composta por notas, viu? O perfume também é e cada uma delas tem um cheiro diferente.
* Notas de saída ou de cabeça: é o cheiro que você sente logo ao passar o produto. São mais suaves e bastante aromáticas.
* Notas de corpo ou de coração: consideradas as principais, são as que aparecem depois que as de saída evaporam. Seu aroma consegue ser sentido até uma hora depois da aplicação do perfume.
* Notas de fundo ou base: é o cheirinho que fica fixado na pele pelo resto do dia. São mais encorpadas eevaporam lentamente.
LEIA TAMBÉM!
Conheça o cabelo de arco-íris escondido, a nova tendência tumblr!
Como usar os produtos para limpeza da pele
Lugar certo
Existem alguns truques que você pode usar para potencializar o aroma do seu perfume. Para ele realmente fazer efeito, o ideal é passar em alguns pontos estratégicos do seu corpo: aplique em regiões como abaixo do lóbulo da orelha, pescoço, punhos, dobra do joelho e cotovelo. Isso porque são áreas mais quentes do corpo e maior circulação do sangue. Mas, claro, não precisa se concentrar em todos os pontos de uma vez, ok?
Cheiro real
O cheiro real do perfume é sentido quando ele chega na última nota, sabia? Outra dica é nunca escolher pelo cheiro que ele tem em outra pessoa, afinal, muda bastante em cada uma. Pode reparar, às vezes o perfume da best não fica tão gostoso em você! Ah, vale lembrar que alguns fatores alteram o produto como suor, o tipo da sua pele e até algo que tenha comido recentemente.
Na hora de guardar
Alguns especialistas recomendam que a melhor forma de armazenar o perfume é… na geladeira! Mas só o fato de mantê-lo em um lugar fresco, seco e longe de aquecimentos já garante um longo período de duração.
Consultoria: Renata Ashcar, especialista em perfumes, Mônica de Farias Marcinichen, farmacêutica e consultora do Instituto Nyoá, e Erika Rachid, coordenadora do curso de Estética e Cosmetologia do Centro Universitário Newton Paiva (BH)