Nesta terça-feira (24) as indicações ao Grammy 2021 movimentaram as redes sociais e abalaram todos os fandoms ao redor do mundo. Entre celebrações e críticas, a maior surpresa foi a a ausência total de The Weeknd nas categorias. Após uma matéria do TMZ com uma suposta explicação para o ocorrido e publicações de Abel pedindo por explicações, o presidente do Grammy Awards, Harvey Mason Jr., fez uma declaração pública sobre o caso.
+PRÊMIO TODATEEN 2020: Veja a lista completa dos indicados e indicadas!
The Weeknd está fazendo um sucesso estrondoso com seu álbum, o After Hours, e ainda ficará responsável por comandar o concorrido show no intervalo da final americana de futebol americano, o Super Bowl. Muitos na web ainda compararam a falta do artista no Grammy ao mesmo tempo em que Justin Bieber foi indicado em três categorias (Performance de Pop Solo, Performance de Pop em Duo/ Grupo e Álbum de Pop Vocal).
Em suas redes sociais, o músico afirmou que a entidade “continua corrupta” e que os organizadores da premiação devem transparência a ele, “meus fãs e à indústria”, cobrando explicações.
As fontes do TMZ afirmam que a produção do Grammy esperava dar destaque a The Weeknd na premiação, mas não queriam que o artista se apresentasse no evento, que se dará no dia 31 de janeiro, e no intervalo do Superbowl, no dia 7 de fevereiro, já que as datas das duas performances são muito próximas.
Segundo as fontes não identificadas, os produtores de Abel teriam recebido um “ultimato” dos responsáveis pelo Grammy, afirmando que The Weeknd não poderia estar nos dois eventos, a alegação seria que Abel não teria foco para realizar seu show na cerimônia mais importante do mundo da música. Visto que The Weeknd foi anunciado oficialmente como atração do Superbowl, a ausência de seu nome entre os indicados teria sido uma “retaliação” do evento, por não ter sido considerado “prioridade” do cantor.
Harvey Mason Jr negou tudo que foi dito pelo TMZ e afirma que a ausência de The Weeknd se deu pela concorrência acirrada deste ano. “Houve um número recorde de inscrições neste ano incomum e competitivo”, escreveu o CEO do Grammy. “Entendemos que The Weeknd está desapontado por não ter sido nomeado. Fiquei surpreso e consigo sentir empatia com o que ele está sentindo”, continua. “Sua música este ano foi excelente e suas contribuições para a comunidade musical e o mundo em geral são dignas da admiração de todos. Infelizmente, a cada ano, há menos indicações do que o número de artistas merecedores”.
“Para ser claro, a votação em todas as categorias terminou bem antes da apresentação de The Weeknd no Super Bowl ser anunciada, então de forma alguma poderia ter afetado o processo de indicação”, disse ele sobre a polêmica levantada pelo portal TMZ. “As pessoas [que decidem] são profissionais da música, no topo de sua arte em composição e produção e há muitos artistas. E eles estavam ouvindo criticamente todas as músicas que passavam por suas mesas – ou mesas virtuais – então não acho que isso mostre uma falha no processo. É um processo longo e árduo e as pessoas se orgulham dele”.