A primeira vez é sempre encarada com muita expectativa pelas meninas (e pelos meninos também, viu?), mas nem sempre tudo acontece como imaginado. E, se a primeira vez deu ruim, superar isso parece impossível! Mas não é, nem de longe, como explica a psicóloga Laila Pincelli: “a frustração só será levada para a vida adulta se as demais relações forem precipitadas”. Venha ter um papo de BFF com a gente sobre isso!

Calma, miga, vai passar!
Acontece!
Várias coisas contribuem para que a primeira vez não seja inesquecível no bom sentido. Além da ansiedade, que é supernatural, algumas meninas sentem dor, o que também deixa uma lembrança ruim. Tem casos, ainda, que o boy não colabora e tem uma atitude que pode te deixar magoada. Mas, calma: a primeira vez não precisa ser maravilhosa e inesquecível, isso não é regra! E nós queremos que você seja bem-resolvida para entender e aceitar isso, ok? Na vida passamos por vários perrengues, parece até o fim do mundo, mas acredite: não é!
Boy Lixo
Sempre tem aqueles carinhas que parecem príncipes e, depois de transar, perdem o encanto. Há também os garotos que desaparecem e você se pergunta o que rolou de errado – e se o problema é com você! Aí, com certeza, a decepção bate forte e pinta aquele medo de que todas as vezes sejam assim.
Outra situação que acontece bastante é acreditar que o boy é superexperiente, o que nem sempre é verdade, já que alguns meninos, quando se trata de sexo, adoram contar vantagem. Quando você cai na conversa da experiência dele, acaba se cobrando demais e isso pode atrapalhar também.
Se você acha que a sua primeira vez deu ruim por conta de um desses motivos, relaxe, nem todos os garotos vão ser assim. Saiba diferenciá-los e escolher melhor com quem se relacionar!
Ficou com vergonha
É normal se sentir envergonhada ao tirar a roupa na frente de alguém. Mas lembre-se de que isso acontece com todo mundo, então, nada de encanar! Se isso a incomodou demais, tente ganhar mais intimidade com o gato conversando mais. Na próxima vez, você pode preferir transar com uma luz mais fraquinha. Com o tempo, você vai se sentir mais confiante.
Não sangrou
Você esperava um pouco de sangue na primeira vez, mas nada! E aí, ficou se perguntando: “Será que ainda sou virgem?”. Fique tranquila! O que pode ter acontecido é o seu hímen ser elástico e não ter se rompido na primeira transa! Também pode ser que isso tenha ocorrido, mas o sangramento foi tão pequeno que você nem percebeu.

É normal ficar confusa sobre o sangramento e achar que por isso a primeira vez deu ruim. Mas não tem nada a ver!
Não sentiu prazer
É comum isso acontecer na primeira transa, afinal, a ansiedade e o nervosismo causados pela situação podem atrapalhar. Além disso, tudo é novidade e talvez nem você nem o garoto saibam quais são os carinhos e as formas de se tocar que causam mais excitação. Mas isso é uma coisa que vão aprendendo aos poucos, juntos. Não tem outra forma de melhorar a não ser ir praticando!
Muito ansiosa
Pode ser que você estivesse tão nervosa que não conseguiu relaxar. E, com isso, os músculos da vagina se contraem e dificultam a entrada do pênis. Além disso, a ansiedade pode diminuir a lubrificação da região. Assim, se sentiu um pouco de dor, pode ter sido o nervosismo. Com o tempo e a confiança isso vai melhorando.

“Eu estou meio com medo”. Calma! Não é porque a primeira vez deu ruim que vai ser sempre assim.
Supera isso, vai!
“Você não pode ficar se culpando”, alerta Laila. Segundo ela, se a primeira vez deu ruim, é preciso acalmar o coração.“Se foi ruim, pense no motivo: ansiedade por não querer ser a última da turma, pressão do namorado, ter decidido ter a primeira vez antes de estar pronta, etc. Se relacionar é um risco e estamos sujeitas a frustrações e decepções, mas podemos evitar cometer os erros nas próximas vezes“, diz a especialista. Ninguém é perfeita, né?

Toda mulher passa um dia pela primeira vez e sabe que “dar ruim” é normal
Primeira vez sem trauma
Se você ainda não viveu essa experiência, vale reforçar algumas dicas para não se frustrar depois. A psicóloga dá os toques: “a primeira vez é uma questão muito particular, não pode ser por impulso. Não é porque a amiga fez, que você tem que fazer também. E, quando rolar pra valer, que seja com alguém com quem você tenha um sentimento mais forte, para não se magoar depois. Até porque, se não estiver pronta e o menino gostar mesmo de você, ele vai esperar seu tempo. E lembre-se: camisinha sempre!”, aconselha.
Sua primeira vez deu ruim? Então que tal assistir um filminho sobre perder a virgindade para superar esse trauma? Veja algumas sugestões:
- As Vantagens de Ser Invisível (2012) – Como muitos adolescentes, Charlie (Logan Lerman) tem dificuldades de socializar em seu novo colégio. As coisas começam a melhorar quando ganha a amizade de Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), mas tudo pode se tornar confuso quando amor e amizade se misturam.
- Saga Crepúsculo: Amanhecer – parte 1 (2011) – É em Amanhecer – parte 1 que Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) finalmente se casam e consomem seu amor. A transa entre uma humana e um vampiro rende boas risadas (poxa, Bella, deixou pra depilar bem na hora H?) e momentos quentes. Mas a gravidez põe em risco a vida de Bella, que, logo após o parto, é salva por Edward, mas deixa de vez a mortalidade.
- American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível (1999) – Quem nunca se divertiu com American Pie? O primeirão, lá de 1999, conta a história de quatro amigos virgens, às vésperas do baile de formatura, que fazem um pacto para perder a virgindade, custe o que custar, nas 24 horas seguintes. O elenco, formado por Jason Biggs, Thomas Ian Nicholas, Chris Klein e Eddie Kaye Thomas, é bem engraçado.
- Confissões de Adolescente (2013) – Na trama, Paulo (Cássio Gabus Mendes) está passando por dificuldades financeiras para sustentar as quatro filhas, Tina (Sophia Abrahão), Bianca (Bella Camero), Alice (Malu Rodrigues) e Karina (Clara Tiezzi). A partir disso, o pai avisa que elas terão que mudar de casa, já que o aluguel aumentou muito. Dessa forma, as quatro irmãs terão que ajudar o pai na crise e, ao mesmo tempo, lidar com suas próprias dificuldades pessoais. O filme retrata a descoberta da sexualidade, o primeiro emprego, os relacionamentos amorosos na escola… Um filme muito divertido! Vale a pena conferir.
- Desenrola (2011) – Priscila (Olívia Torres) se acha normalzinha demais. Com 16 anos, ela resolver dar uma guinada em sua vida e experimentar coisas novas, entre elas, o sexo, durante os 20 dias em que sua mãe está viajando. Para essa missão, ela escolhe o garoto mais galinha da galera, o Rafa (Kayky Brito). Mas uma viagem da turma e um trabalho da escola mudam seus planos.
- Juno (2007) – Nessa divertida comédia, Juno (Ellen Page) engravidou acidentalmente de seu amigo Paulie Bleeker (Michael Cera), na primeira vez que transou. Com apenas 16 anos, ela decide fazer um aborto, mas muda de ideia ao chegar na clínica. Ao lado da amiga Leah (Olivia Thirlby) ela começa sua busca por casais a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não tem condições de criá-lo. É assim que Juno conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal que está disposto a adotar a criança.
- As Melhores Coisas do Mundo (2010) – Nesse filme superdivertido, Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos que está aprendendo a tocar guitarra para chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua amiga mais próxima é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a tantas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, como a descoberta da sexualidade e a aceitação do divórcio.
- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) – Baseado no curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, Leonardo é um adolescente cego que busca a independência. Com o passar do tempo, aos poucos, ele descobre sua sexualidade quando se apaixona por um colega de classe.
- Superbad – É Hoje (2007) – Está preparada para dar muita risada? Nesse filme, Evan (Michael Cera) e Seth (Jonah Hill) são melhores amigos, mas serão obrigados a se separar no fim do colegial, quando pretendem ingressar em faculdades diferentes. Evan é esperto, fofo e meio medroso, enquanto Seth é desbocado e obcecado pela sexualidade. Para encerrar essa etapa da vida, os dois adolescentes, cada um da sua forma, precisarão superar as frustrações com as mulheres.
Aproveita e conta pra gente por que a sua primeira vez deu ruim!
Texto: Marcelo de Souza, Giovanna Castro e Talita Bollini
