Todo mês chega aquele momento chato em que a TPM bate na porta. Junto com ela, chegam sensações ruins, como irritação, tristeza, cansaço, sem contar o inchaço, dor de cabeça… dificilmente esses dias que antecedem a menstruação são tranquilos. Para te ajudar a descobrir se os sintomas da TPM que você sente são considerados dentro do padrão, conversamos com a ginecologista Dra. Aline Polanczyk, que deu várias dicas sobre o assunto. Olha só:
Conheça os principais sintomas da TPM:
- Ansiedade e irritabilidade;
- Sensação de tristeza e baixa autoestima;
- Insônia ou aumento da sonolência;
- Diminuição da memória e da concentração, assim como distração;
- Mudanças dos hábitos alimentares e aumento do apetite;
- Vontade de comer alimentos específicos, especialmente doces;
- Falta de ânimo para participar de atividades sociais e profissionais;
- Falta de vontade de sair de casa;
- Sensação de aumento do volume abdominal;
- Cansaço e dor de cabeça;
- Dor nas mamas;
- Calorões e aumento de peso;
- Tonturas e enjoos;
- Sensação de aceleração do coração.
Como tratar?
Se você não aguenta mais sofrer com a TPM, existem maneiras de reduzir os sintomas. “Reduzir o consumo de sal, cafeína, açúcar e gorduras; evitar cigarro e bebidas alcoólicas; fazer exercício físico aeróbico com regularidade; manter uma rotina de sono e respeitar os períodos do ciclo menstrual são algumas formas de diminuir o desconforto da TPM”, esclarece a gineco.
Fazer uma visita a um ginecologista também é de extrema importância. Somente esse profissional poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e te orientar em relação a medicamentos. Portanto, se você sofre demais com a TPM, procure a ajuda de um médico e siga corretamente o tratamento para dar adeus de vez à chatice da tensão pré-menstrual! #semsofrimento
Fotos: Shutterstock

You must be logged in to post a comment Login