Social Media como profissão é cada vez mais real. Capazes de influenciar multidões nas redes sociais, eles ganharam ainda mais força durante a pandemia do coronavirus – em que a internet se mostrou como um grande “escape” da realidade – e mostraram que vieram para ficar.
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É aparente que a profissão de Social Media ganhou ainda mais visibilidade com o reality Big Brother Brasil, programa mais que presente durante a quarentena dos brasileiros. As ações nas redes sociais dos chamados “ADMs” dos participantes, conquistaram a atenção do público – principalmente jovem – e tem presença importante no jogo de cada um dos confinados. Você provavelmente já deve ter esbarrado em algum conteúdo do tipo, mesmo que sem pesquisar por ele.
De acordo com a especialista em mídias sociais Rejane Toigo, a tendência é que a força desse marketing digital permaneça após o fim do programa e da pandemia. Segundo estudo realizado pela Viacom International Media Networks, ainda, os adolescentes brasileiros usam as redes sociais, em média, 63 vezes por dia, com tendência crescente. Por conta disso, é possível que isso seja uma profissão promissora para os jovens.
Para Rejane, o social media precisa entender que essa profissão crescente não é o que parece. Não basta mais apenas marcar presença na internet, é preciso atuar nela. “Não podemos apenas nos considerar meros ‘fazedores de post’. Nossa profissão é sobre produzir uma estratégia de conteúdo capaz de atrair e gerar a confiança necessária“.
a profissão e o BBB
“Eu acredito que essa atitude da Globo de ter levado gente que já conhecia estratégias de redes sociais chamou atenção para a o quanto é importante a estratégia digital”, diz a especialista. Ela ainda analisa a importância desses social medias terem entendido a importância de um bom trabalho no meio social da internet:
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“Uma das estratégias mais importantes é reforçar os pontos que o público percebe como positivos. A gente vê isso na equipe que gerencia Juliette e a outra que gerenciou o Lucas Penteado. Eles conseguem pegar os bons momentos e até fazer pequenos vídeos para quem perdeu a edição, esse reforço através das redes é uma das principais estratégias que aconteceu com os integrantes do BBB“. Esses social medias já mostraram que podem influenciar completamente o jogo de um participante dentro do reality.
quero ser um social media, como começar?
Mesmo assim, é uma ótima oportunidade para quem é apaixonado pelo meio digital. “Para quem quer começar a trabalhar como social media eu diria para acompanhar pessoas que já trabalham com isso a bastante tempo. Ou fazer estágio em alguma empresa que atuou em grandes projetos ou procurar um curso de alguém que tenha uma trajetória grande nessa área“.
cuidado!
Rejane ainda aponta para algumas má interpretações de como as redes sociais funcionam e como se dar bem por lá. Um grande erro seria achar que existem estratégias que funcionam e existem estratégias que não funcionam para todo mundo, e não entender que cada um funcionará de uma forma.
“Existem estratégias que se aplicam para alguns tipos de negócio, alguns públicos ou algumas redes sociais. E outros tipos de estratégias que funcional para outros produtos, outros tipos de negócios. Então esse é esse é o primeiro erro comum, é achar que a gente replica estratégia de outros lugares e essas estratégias vão dar certo“, diz Rejane.
Outra coisa a qual a profissional atenta é sobre o mito do feed bonito:
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“Um dos erros mais comuns que eu vejo as pessoas cometerem é acreditar que o perfil precisa de um determinado modelo de layout para funcionar ou que a gente precisa transformar o perfil em uma coisa bonitinha. Às vezes isso não é necessário, dependendo do público com quem a gente está falando, isso até pode ser desvantajoso. Toda a rede social é uma conversa, por isso que a gente precisa entender com quem estamos conversando, quais são os assuntos que devem ser abordados com e ter clareza de onde queremos que esses assuntos levem essas pessoas.”
“Eu acho que a gente volta para o ponto do que é interessante para atrair aquele público que queremos nos comunicar. Não sei se existe um conteúdo que genericamente dá certo sempre. Acho que o que não dá certo é o conteúdo despersonalizado, é exatamente esse oferece uma resistência ou maior dificuldade de crescimento.”
já comecei, como permanecer engajado e influente?
As redes sociais se atualizam, se modificam o tempo todo. De acordo com Rejane, é importante estar atento a essa mudança. “O algoritmo aprende com o nosso comportamento e se transforma a partir dele. Então o que a gente precisa fazer para continuar atual e manter a fluência, é estar de olho na mudança das pessoas e não exatamente na mudança da máquina e suas ferramentas. Precisamos entender o nosso público e se transformar na medida em que ele se transforma também“.
dicas da especialista
- O social media pode atuar em nível estratégico, tático e operacional.
- O estratégico detém habilidade de desenvolver a estratégia global de conteúdo, ou seja, o conteúdo que precisa ser feito para atingir os resultados esperados.
- O tático atua no como fazer o conteúdo. São os gestores do projeto de conteúdo.
- O operacional é o que executa aquilo que precisa ser feito. São os redatores, designers, editores.
- O social media no início pode atuar nos 3 níveis. Mas o sucesso financeiro maior vai acontecer conforme ele atua como estrategista de conteúdo.
- E em todos os níveis de atuação, as habilidades comerciais (venda e manejo do cliente) são fundamentais para o sucesso na carreira.
- Aprender a criar a estratégia de conteúdo
- Aprender a gerenciar a execução de conteúdo
- Aprender a executar a estratégia de conteúdo
- Aprender a vender a estratégia e a execução
- Aprender a reter clientes através dos resultados