Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Profissões da WEB: vida de Blogueiro

Confira dicas sobre a profissão e uma entrevista com a blogueira Melina Souza do A Series of Serendipity.

Melina Souza

Vocês conhecem a it-blogueira Melina Souza? A Mel já teve outros blogs, mas foi com o A Series Of Serendipity que ela ficou realmente conhecida, principalmente entre os amantes da fotografia.

Confira a conversa que tivemos com ela e as dicas incríveis que ela deu sobre essa profissão que conquista a cada dia mais admiradores!

Melina tem 25 anos, é formada em psicologia mas acabou caindo nesse “mundo” de blogs por causa da fotografia, para compartilhar o que ficava de fora de seu Flickr.

Suas fotos foram fazendo sucesso, principalmente o seu estilo fofo e o olhar delicado. Além disso, outros assuntos começaram a aparecer no blog, como livros, música, filmes, decoração, d.i.y, moda e comportamento.

No começo, o blog não era algo profissional. Mas aos poucos a Mel teve que adaptar sua rotina para conseguir atualizá-lo. “Até pouco tempo eu costumava ficar praticamente 24 horas por dia voltada pro blog, mas agora estou tentando criar uma nova rotina de dormir cedo/acordar cedo e separar horários mais específicos para a elaboração de posts, responder e-mails, cuidar das redes sociais, reuniões e também da minha vida fora da internet“, conta a blogueira.

E se você acha que vida de blogueira é só fazer pose para foto, participar de eventos e ganhar brindes, está muito enganada! A Mel dedica cerca de 12h por dia para a elaboração de seus posts e conversa com os leitores do blog.

Ela afirma: mesmo quando o blog é “famoso” é muito difícil conseguir “viver” apenas dele, ou seja, com o dinheiro ganho em publicidade e parcerias com marcas.

E por falar em marcas, o relacionamento com jornalistas, assessores, blogueiros e empresas é bastante inconstante. “Cada contato é único. Alguns respeitam e outros não” e completa: “Há uma desvalorização por parte das lojas/empresas. Muitos querem contratar os serviços dos blogueiros e pagar apenas com produtos (permuta), sabe? Essa ideia tem que mudar e pra isso os blogueiros precisam se valorizar mais“.

Outro desafio de ter um blog (e se expor) é que algumas pessoas podem não gostar de algo e resolverem reclamam. As críticas existem e é necessário saber lidar com elas.

E o que há de melhor nessa profissão?Difícil escolher uma coisa como o melhor da profissão, mas posso dizer que é muito bom trabalhar com o que eu amo fazer“. Para quem deseja começar um blog, Melina dá a dica: “Tem que gostar de internet, estar sempre atualizada e gostar de compartilhar e conversar com as pessoas (leitores)“.

E será que existe segredo para um blog “bombar”? Se existir uma “fórmula mágica”, com certeza envolve muita pesquisa e estudo! Assim o seu conteúdo fica único, criativo e atraente ao leitor. “A maior dica que posso dar é que a pessoa nunca crie um blog simplesmente porque quer ficar famoso e/ou ganhar dinheiro. Isso é uma consequência daquilo que é feito com amor e dedicação. Outras dicas básicas: crie seu próprio conteúdo, fale sobre assuntos que você realmente gosta/domina, seja transparente, ética e atenciosa com seus leitores e não esqueça de dar os créditos caso use algo que não foi produzido por você (foto/texto por exemplo)“.

Confira uma galeria superinspiradora com fotos tiradas pela Melina:

[galeria id=311]

Tem alguma pergunta sobre a profissão de blogueiro? É só deixar nos comentários!

Acompanhe a categoria Estudo e Carreira para conferir outras profissões da web!

10 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Sair da versão mobile