O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta (01.12) que recebeu um relatório da Polícia Federal (PF) informando que houve vazamento das provas do ENEM deste ano. De acordo com o inquérito, as provas do primeiro e do segundo dia da prova vazaram, além do tema da redação.
No entanto, no início desta tarde, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse que o MPF não deveria ter repassado essas informações, já que “não há indício de vazamento do gabarito oficial” do ENEM.
Mesmo assim, o MPF pede para que as notas das redações não sejam mais utilizadas. Eles acreditam que uma quadrilha envolvida em uma esquema de estelionato qualificado teve acesso às provas e repassou essas informações para alguns candidatos.
No mínimo dois candidatos foram beneficiados pelo esquema, um do Maranhão e outro de Minas Gerais. Eles teriam recebido o gabarito e fotos da prova. Além disso, esses dois candidatos teriam realizado buscas sobre o tema da redação às 9h38 do dia da prova, que começava às 13h30.
Por enquanto ainda não foi decidido o que irá acontecer com a prova do ENEM 2016.
LEIA TAMBÉM
- MEC limita isenção de taxa e veta treineiros no ENEM
- Enem 2016: redação da prova pode ser anulada
- Dicas para se dar bem no Enem