Saúde mental é um assunto importante e muito discutido, porém, nem sempre sabemos lidar com ela. E é importante lembrar que é válido cuidá-la não só nas crises, mas diariamente. Vem ver 6 coisas que você pode fazer pela sua saúde mental!
Saúde mental: 6 coisas que você pode fazer pela sua!
Não precisa agradar
A gente sabe que é impossível agradar todo mundo, porém, muitas vezes, seguimos tentando. Isso pode ter a ver com a nossa vontade de fazer parte de algo, por gostar muito de alguém, entre outras coisas. Mas a verdade é que liberamos um peso enorme quando somos apenas o que somos, sem a preocupação constante de precisar agradar. Não agradou fulano? Ok, tem muitos outros que gostam de você do jeito que é!
Desacelere
Crush, família, escola, sonhos… São tantas coisas para pensar e fazer que, às vezes, a gente dá uma surtadinha mesmo. Mas, miga, isso é normal. E o que você pode fazer por você nessas horas é desacelerar. Priorizar algumas coisas e deixar outras pra lá podem ajudar a deixar tudo mais leve. Um dia por vez, tá?
Menos redes sociais
A gente sabe que não é fácil viver longe das redes sociais. Porém, muitas vezes, elas podem ser um ambiente bem tóxico e que mexe muito com a nossa saúde mental. Lembrar que o que é compartilhado por lá é apenas um recorte da vida das pessoas é um bom caminho para não se frustrar, assim como tentar diminuir o tempo de uso. Assim, você pode investir em coisas para você, miga!
Cuide de você
Com tantas coisas do colégio pra fazer, é normal a gente se esquecer de tirar um tempo para se dedicar só pra gente. E isso pode fazer muito bem para a sua saúde mental. Conversar com seus amigos, fazer um dia de beleza ou até mesmo ficar de boinha ouvindo suas músicas preferidas pode ajudar a melhorar um dia ruim.
Respire fundo
Nos momentos tensos, é comum a gente esquecer do básico: respirar. Respirar fuuuundo. A prática pode ajudar: feche os olhos, inspire, expire e repita até se sentir mais calma. O gif abaixo pode ajudar:
Vai passar
Miga, parece conselho de mãe, mas é muito real: vai passar. Não importa o que está rolando na sua vida, mas isso vai chegar ao fim. É claro que você não precisa esperar sentada (ou deitada em posição fetal), mas pensar que vai chegar ao fim em algum momento pode fazer com que a sua ansiedade sobre isso diminua.