Ter conteúdos pessoais expostos na rede não é algo que acontece apenas com famosos. Muitas vezes você também pode ser vítima de algum tipo de crime eletrônico: e-mails invadidos, senhas descobertas (e divulgadas), humilhação e ciberbullying, são apenas alguns exemplos dos perigos que encontramos na rede. Por isso, lançamos a pergunta: Você sabe como se defender de ameaças digitais? Confira abaixo dicas de como aumentar sua segurança na rede e como denunciar esse tipo de agressão!
Segurança na rede: fique de olho!
Saiba quais são as ameaças mais comuns que encontramos na internet:
- Golpes por meio de e-mails falsos: geralmente eles simulam alertas de bancos, provedores de internet ou até comunicados oficiais da Polícia Federal, do Tribunais de Justiça, etc.
- Instalação de softwares maliciosos: por meio de acesso a sites com conteúdo de pirataria ou pornografia.
- Publicação indevida de conteúdo: que vai desde um simples post até fotos ou vídeos que não possuam autorização ou que causem danos a terceiros.
Dicas importantes para garantir sua segurança digital
Sabe aquela frase antiga “não fale com estranhos”? Ela também vale para o mundo digital. É claro que você não vai se privar de conhecer pessoas novas e se divertir fazendo amizade na web.
O importante é ter cuidado: se a pessoa vier com algum papo esquisito, ou se tiver uma postura agressiva, desconfie e saiba que é hora de parar!

FOTO: Unsplash
Pirataria
Você pode até se achar espertinho(a) por baixar músicas, jogos, programas e filmes de forma pirata, mas saiba que essa não é a melhor opção e que, muitas vezes, quem sai perdendo é você!
Muitos sites enganam os usuários oferecendo conteúdos piratas na rede e quando você acha que está fazendo o download de algum conteúdo que desejava, na verdade está baixando um arquivo que irá prejudicar a segurança do seu computador.
Como se proteger de ameaças na internet?
Para o Dr. Victor Auilo Haikal, advogado especialista em Direito Digital, para se proteger, o usuário deve combinar um “comportamento seguro” com dispositivos que auxiliem na segurança, como por exemplo:
- Estar atento ao tipo de material que executa em seu computador, aos sites que acessa e aos programas que utiliza em computadores de lan house ou de amigos.
- Utilizar softwares antivírus e firewall atualizados, assim você não corre o risco de ter seus dispositivos expostos.
- Nunca salvar senhas em computadores de uso coletivo.
E o mais importante: em casos de dúvida, pergunte a um especialista!
Segurança na rede: como denunciar um crime?
Apagar os dados de seu computador ao tomar conhecimento de ter sido vítima de um crime digital nunca é uma boa ideia. Ao fazer isso você pode destruir evidências para pegar os criminosos.
Importante: Em casos de denúncia de pedofilia, não armazene os materiais após denúncia à polícia.
“Guarde e-mails, faça prints de tela e salve páginas da internet que contenham ofensas ou vestígios de que houve alguma atividade criminosa”, alerta o Dr. Victor Auilo Haikal.
Em seguida, contate a Autoridade Policial mais próxima (Delegacia de Polícia Civil) para que ela tome as providências adequadas.
Resumindo: todos os crimes praticados na internet podem ser punidos com a utilização das leis em vigor.

FOTO: Unsplash
Fique atenta!
O profissional de TI, Clovis Filho, alerta sobre outros cuidados que devemos ter ao acessar sites e fazer downloads de arquivos:
– Nunca deixe dados pessoais em uma rede Wi-Fi pública. Também tome cuidado com aquela rede sem senha do seu vizinho: ele pode ter deixado a rede sem proteção justamente para capturar os dados de quem trafega nela.
– O antivírus verifica programas e arquivos em seu computador e reconhece se são legítimos. Por isso, é necessário atualiza-lo constantemente.
– Cuidado ao comprar em lojas virtuais: busque informações de usuários que já tenham efetuado uma compra e procure por selos que autentiquem a segurança da loja.
– Evite usar senhas fracas, como seu nome, datas e combinações de números, além disso, troque-as com frequência.
– Esteja atento a e-mails e links suspeitos nas redes sociais como “Mude a cor do seu Facebook” ou “Descubra quem fuçou no seu perfil!“. É uma cilada!
Agora, que tal aprender também a enfrentar o bullying na escola? Veja abaixo:
- Se você é o alvo de bullying: não sofra sozinha. Peça ajuda aos amigos mais próximos, porque assim, com uma turma, aquele que mexer com você pode se sentir intimidado a continuar nessa. Você ainda pode (e deve) pedir um help na escola e em casa. Só não vale deixar passar e sofrer sozinha. – Foto: Shutterstock
- Se fazem bullying com quem você conhece: não deixe passar e jamais fique na sua, dando risada da pessoa. O melhor que você faz é se colocar no lugar de quem sofre a agressão (física ou verbal). Ofereça sua amizade à pessoa e até fale com o valentão da história. Se nada disso resolver, pode acionar alguém da escola ou os pais de quem é vítima da situação. – Foto: Shutterstock
- Tem muita consequência pra quem fica quieta sofrendo bullying, sabia? “Isso afeta a autoestima, com chances de levar à depressão. A vítima também pode se sentir culpada, achando que merece a situação”, conta Deborah. Então, procure se impor ou peça ajuda. Fingir que nada está rolando nunca será a solução. – Foto: Shutterstock
- Com as redes sociais, o bullying ganhou uma versão ainda mais maldosa. Na internet, uma ofensa ganha proporções gigantes. “Várias vezes, essas ações ficam sem controle tanto do agressor quanto do agredido”, explica Deborah. Mas esqueça a história de que fica difícil descobrir quem fez o que no mundo virtual. Quem nos orientou sobre o assunto é advogado especialista em crimes digitais José Milagre. – Foto: Shutterstock
- Viu alguma ofensa sobre você na internet? Dê print, salve a página e procure a polícia ou um advogado especialista. Se você tem medo de que isso possa ser apagado, leve seu notebook a um cartório e peça pra ser feito uma ata notorial. – Foto: Shutterstock
- Pense bem antes de postar fotos íntimas e enviá-las, por mais que o namorado ou crush peça. Se ele enviar pra alguém, isso é violação à sua imagem e pode ser punido. Por isso, pode correr à polícia ou a um advogado. Você também pode denunciar as fotos para a própria rede social. Todas as redes possuem esse mecanismo. – Foto: Shutterstock
Reportagem: Melissa Ladeia Marques
Foto: ThinkStock, Getty Images, Ablestock e Keydisc
Consultoria: Victor Auilo Haikal, advogado especialista em Direito Digital do Escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados e Clovis Filho, profissional de TI.

You must be logged in to post a comment Login