Nesta segunda-feira (31), comemora-se o Dia do Orgasmo e vamos te explicar tudo sobre o movimento sex positive. Afinal, ele visa quebrar tabus e encorajar uma atitude saudável e positiva em relação aos nossos corpos e relacionamentos.
Por isso, resolvemos trazer para você mais informações sobre esse estilo de pensamento que vem mudando (e melhorando) a vida sexual dos jovens por aí. Vem com a gente!
O que é o movimento sex positive?
Imagine um mundo onde podemos conversar sobre sexo sem nos sentirmos julgadas ou constrangidas. Isso é o mundo ideal na visão do movimento sex positive! É sobre ter a mente aberta, aceitar e ser totalmente de boa com todos os tipos de experiências, identidades e expressões sexuais. Sem vergonha, sem culpa, apenas abraçando quem somos!
Neste movimento incrível, somos livres para valorizar e respeitar nossas próprias experiências sexuais e as dos outros. Não existe uma experiência única quando se trata de sexo — todos nós estamos em nossas jornadas individuais, e isso é muito legal! Trata-se de assumir nossa sexualidade sem sentir que precisamos nos encaixar em algum molde padrão.
Consentimento é tudo!
Uma grande parte da vibe do sex positive tem tudo a ver com consentimento. Além disso, uma comunicação aberta e honesta sobre nossos limites e desejos é a chave para construir relacionamentos saudáveis.
Estamos quebrando esses antigos tabus e mitos em torno do sexo – sem mais segredos, sem mais vergonha! É hora de criar um espaço seguro onde possamos conversar abertamente e fazer perguntas sem nos sentirmos julgados. Somos todos únicos, e essa é a beleza disso!
Saúde sexual
Por fim, vale destacar que a saúde sexual é super importante, e todos nós precisamos praticar sexo seguro. Para isso, é sempre bom fazer check-ups regulares e, claro, se informar sobre como se proteger das DSTs! Ser responsável e informado nos ajuda a desfrutar de nossa sexualidade sem preocupações.