Vamos falar sobre shampoo seco – aquele que nos salva quando a vida fica muito ocupada para tomar um banho completo. Todos nós sabemos o que fazer: a ordem natural das coisas envolve água, shampoo e condicionador, mas sejamos realistas, nossas agendas lotadas nem sempre acompanham.
Então, qual é o problema com o shampoo seco? Bem, de acordo com a tricologista Viviane Coutinho, ele tem um lado que precisamos considerar na próxima vez que formos usar.
“Trata-se de um pó que é liberado em forma de spray e que revitaliza a aparência e o odor das madeixas. É bastante usado no inverno, já que as pessoas tendem a lavar os fios com menor frequência nesse período, mas nada substitui água, shampoo líquido e condicionador”, diz.
Aqui está o furo: se você enlouquecer com o xampu seco e continuar usando-o todos os dias, seu cabelo pode acabar sendo a vítima. Para aplicar esse produto, é preciso esfregar uma toalha na cabeça para se livrar das manchas brancas, e exagerar pode causar problemas. Pode deixar sujeira no couro cabeludo e no cabelo, causando irritação e dermatite. E convenhamos que ninguém quer isso, né?
Além disso, se o seu couro cabeludo não estiver em ótima forma ou se você for propenso a alergias, Viviane diz que o shampoo seco deve estar na sua lista de proibições. Isso é especialmente verdadeiro se houver alguma descamação (as famosas casquinhas) estiver rolando.
Então, com que frequência você consegue usar o shampoo seco? Viviane recomenda uma vez por semana – esse é o ponto ideal. Lembre-se de que é mais uma solução rápida do que uma solução de longo prazo.