Nesta segunda-feira (5), a dupla irlandesa Jedward fez uma série de publicações expondo Simon Cowell e o The X Factor. Os artistas estiveram no programa britânico em 2009 e usaram as redes sociais para criticar o reality show e a postura exploradora que o jurado tem com os participantes.
“Cada candidato no X-Factor era um escravo do programa e não recebia nada enquanto eles faturavam milhões”, iniciou o duo pelo Twitter. “Todo competidor precisava agir como se os jurados fossem seus mentores, quando na verdade eles só se importavam com o seu pagamento”, continuaram os irlandeses.
“Simon Cowell acha que ele é o líder da máfia da indústria musical, quando na verdade é apenas um botox mal feito”, apontaram. A dupla também mencionou outros grupos que também participaram do reality show, como o One Direction e o Little Mix.
“Há uma razão para a SyCo ser chamada de Psycho [psicopata, em tradução para o inglês]!”, dispararam, fazendo referência a SyCo, empresa fundada por Simon. “O One Direction e o Little Mix são legalmente ferrados em contratos e nunca poderão falar sobre isso, então nós estamos falando!”, escreveram. “Não há nada de MODESTO em seus antigos empresários ditando cada passo deles, desde relacionamentos até em como eles vivem suas próprias vidas! Justiça para One Direction e Little Mix”, afirmaram.
Vale ressaltar que Modest Management é o nome da empresa que gerencia a carreira de vários artistas que passaram pelo The X-Factor UK, incluindo One Direction e Little Mix. “Fatos são fatos. Estamos nos expondo a uma situação muito perigosa ao falar disso publicamente. Vítimas na indústria da música precisam ser ouvidas. Os fãs sabem disso há tempos. Artistas chegam ao final de suas turnês prestes a desabar, mas precisam fingir que está tudo bem! Humanos não deveriam ser propriedade!”, completaram.
“Essa não é nossa história para contar! É um entendimento de como a indústria da música é! Estamos mandando coragem e força para todos os artistas que estão sendo ferrados! Isso acaba agora.”
O exposed da dupla ainda alcançou Louis Tomlinson, ex-integrante do One Direction. Os irlandeses compartilharam um print de uma conversa com o artista, que mostram as mensagens em destaque: “Vocês perderam o enredo hahahah vocês devem estar doidos” e “Louis, estamos bem. Vamos acabar com aqueles filhos da p*ta.”
High on life ❤️ pic.twitter.com/55aOAOUvdl
— JEDWARD (@planetjedward) April 6, 2021
Além do duo Jedward, outra artista também fez uma publicação recentemente voltada a criticar o programa. Pelo TikTok a cantora britânica Cher Lloyd, que participou do reality musical em 2010, compartilhou um vídeo cantando: “Como eu podia ser tão ingênua, eles me venderam o sonho apenas para me explorar. Disseram, querida querida você irá longe se você balançar essa bunda e namorar uma estrela. E se as músicas estiverem fazendo sucesso nós ficaremos com o dinheiro.”
@cherlloydmusic##duet with @lynlapid I love ##producerman ❤️ I wrote this today ##givemeabeat ##lyrics ##singwithme ##duetwithme♬ original sound – LYN
Vale ressaltar que, no Twitter, tais declarações tomaram grandes proporções e muitos estão pedindo por justiça pelos artistas que participaram do programa. Confira algumas reações:
Louis sofreu abusos psicológicos
Harry foi taxado de mulherengo
Liam sofreu com alcoolismo
Zayn adoeceu com depressão e anorexia
Niall sofria bullying e era obrigado a pintar o cabelo de loiro
ELES MERECEM JUSTIÇA
JUSTICE FOR 1D AND LITTLE MIX
JUSTICE FOR FIFTH HARMONY pic.twitter.com/Z9vco4pkXX— Mariana_Carmona (@Mariana90943202) April 6, 2021
É sobre isso…
NÃO DESISTAM DE SUBIR AS TAGS
JUSTICE FOR FIFTH HARMONY
JUSTICE FOR 1D AND LITTLE MIX pic.twitter.com/7sCJlpWgtR— ²⁸ JUSTICE FOR 1D AND LITTLE MIX (@o_analuuh) April 6, 2021
ta chegando ao fim👐
eu nunca odiei tanto um homem como eu odeio simon cowell🌿
JUSTICE FOR FIFTH HARMONY
JUSTICE FOR 1D AND LITTLE MIX pic.twitter.com/j7POKfpqVw— Rafa💿 (@ilomiloq) April 6, 2021