Após a divulgação das notas do Enem, no começo do mês, chegou a hora de se planejar para as inscrições do Sisu.
O programa, que é gerenciado pelo MEC, consiste em utilizar as notas do Enem 2022 para se inscrever em faculdades públicas. Então, por lá, teremos as inscrições para faculdades: federais, estaduais, municipais ou institutos federais. Neste ano, teremos 222.145 vagas em 128 instituições de ensino. Com isso, os candidatos conseguem concorrer a vagas em universidades de todo o país.
E atenção: as inscrições para o primeiro semestre do Sisu 2023 já começaram e os candidatos poderão se cadastrar através do site oficial do programa, a partir desta quinta-feira, 16 de fevereiro. Anota aí no calendário: as inscrições se estenderão até o dia 24 de fevereiro. E lembre-se: você pode mudar suas opções de curso ou instituição de ensino quantas vezes quiser. Afinal, as notas de corte são atualizadas diariamente no sistema. Então, por fim, os tão esperados resultados chegam no dia 28 de fevereiro.
Como eu me inscrevo?
Para se cadastrar no Sisu, é necessário que tenha o número de inscrição e senha que usou para realizar o Enem 2022, e preencher os dados solicitados.
O aluno poderá escolher duas opções de curso e a modalidade de concorrência (se há cotas ou não).
Após isso, é importante reler se todas as informações estão corretas e enviar a sua inscrição. A impressão do comprovante fica a critério do candidato.
Como as notas são usadas?
As suas notas vão automaticamente para o sistema do Sisu! Isso porque eles vão usar o seu número de inscrição e senha no próprio site do Sisu e, então, o sistema preenche de forma automática todas as informações sobre a sua prova!
Passando para a parte da seleção, é importante dizer que ela acontece em partes e flui de acordo com cada curso, faculdade, turno e todas as outras variantes (como a concorrência e cotas). Então, o sistema vai analisar todas as informações e classificar os candidatos!
Aliás, vale destacar: quem não passar na seleção da chamada regular, poderá manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos escolhidos anteriormente. Essa nova etapa deve acontecer entre 28 de fevereiro e 8 de março.
Por fim, o professor de química Michel Arthaud, da plataforma Ferretto aconselha: “Reflita bem sobre a primeira e a segunda opção. Opte por um curso que você realmente quer e que possa cursar. Não esqueça, que se você for chamado para uma das opções, não tem direito a participar da lista de espera.”