O Spotify lançou nesta última quarta-feira (22) uma função no aplicativo que permite que artistas arrecadem fundos diretamente em seus perfis. O chamado Artist’s Fundraising Pick veio de uma parceria com três plataformas financeiras online, PayPal, Cash App e GoFundMe. Apesar dos planos de expansão do Spotify, por enquanto o serviço só está disponível nos Estados Unidos e Reino Unido.
O objetivo é dar apoio a criadores e produtores durante a pandemia do novo coronavírus, que afeta profundamente o setor de entretenimento, principalmente os artistas que trabalham de forma independente, sem grandes orçamentos ou contratos com gravadoras. O serviço permite que o artista insira em sua página na plataforma um destino específico para a captação de eventuais recursos. Assim os fãs podem apoiá-los enquanto shows e demais atividades que envolvam aglomeração não sejam permitidos pelas autoridades.
O dinheiro coletado poderá ser usado tanto pelos criadores, quanto no fomento de organizações que participem do Spotify Covid-19 Music Relief, fundo criado no último mês para auxiliar membros da indústria em situação de vulnerabilidade.
“Qualquer artista do mundo pode aproveitar a opção de arrecadar fundos para uma das organizações selecionadas que participam do projeto Spotify COVID-19 Music Relief e os fãs de qualquer mercado também podem contribuir para qualquer membro do Artist Fundraising Pick. Então, enquanto as opções de Artist Fundraising Pick não estão disponíveis para artistas em todos os mercados, existe uma opção para todos. Estes são apenas parceiros iniciais confirmados. Esperamos adicionar mais assim que possível“, conta a assessoria do Spotify ao portal PapelPop.