Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

A textura certa de maquiagem para o seu tipo de pele

Descubra qual o tipo ideal de cosmético para a sua pele e acerte na maquiagem

Se já não fosse um trabalho e tanto escolher a tonalidade certa da maquiagem de acordo com o tipo de pele, ainda é preciso decidir qual é a textura mais indicada: em pó, creme, mousse, líquida, etc. Para ajudá-la a acabar com as suas dúvidas, convidamos a beauty artist Penélope Beolchi, que dá dicas imperdíveis. Conheça todas!

pincel-maquiagem-rosa

Pó fácial

Muitas pessoas têm dúvida sobre a diferença entre o pó facial e a base em pó compacta. O pó solto é usado após aplicar a base e o corretivo. Ele serve para finalizar a maquiagem e deve ser aplicado com um pincel bem largo e macio. “Ele elimina o brilho da pele e confere um efeito mais natural”, explica a profissional.

Já o pó compacto é usado como base, para cobrir as imperfeições, diferente do pó facial, que só finaliza e disfarça a oleosidade da pele. Ele é perfeito para levar na bolsa e fazer os retoques necessários durante o dia, sempre com a ajuda de uma esponja.

 

Corretivo

As versões líquidas de qualquer make fazem uma cobertura mais leve das imperfeições da pele. Por isso, são indicadas para quem tem pouca olheira ou manchas mais suaves. “Como contêm menos óleo, são ideais para as peles mais oleosas”, orienta Penélope.

O corretivo com textura cremosa ou em bastão são mais apropriados para cobrir manchas escuras e as cicatrizes. Ambos podem ser aplicados com os dedos, esponja ou pincel.

 

Sombra

Você deve escolher o tipo de sombra de acordo com o resultado que deseja obter. Se a ideia for criar um look mais glamuroso, a melhor opção é a versão cremosa, que garante um efeito com brilho e tem diversas cores metalizadas.

Porém, a durabilidade desse tipo de maquiagem é menor em relação às sombras em pó ou compactas. Uma dica é aplicar uma camada de sombra em pó por cima da cremosa, assim aumentará a durabilidade e ainda intensifica a cor da produção.

 

Blush

Esse produto em forma de pó compacto é o mais versátil: pode ser usado em todos os tipos de pele, possui textura fina e é fácil de carregar na bolsa.

O blush em pó solto requer mais atenção na hora de passar, para não exagerar na cor. É indicado para todos os tipos de pele. Use um pincel largo e macio para garantir um efeito natural.

O blush em bastão é ainda mais firme que o compacto e é indicado para pele seca, pode ser aplicado diretamente e espalhar suavamente com a ponta dos dedos.

Já o blush mineral possui a textura ainda mais leve, indicado para todas as peles, principalmente as oleosas, e para quem possui alergia a maquiagem.

Se a sua pele for seca, opte pelos blushes cremosos ou em mousse, que podem ser aplicados com as pontas dos dedos ou com esponja. Só precisa tomar cuidado para não exagerar, pois a textura é mais pesada que os demais. Além disso, esse tipo de blush deve ser evitado em dias muito quentes, pois corre o risco de escorregar com a transpiração da pele.

O blush líquido tem um efeito suave e pode ser usado por todos os tipos de pele. Duas gotinhas é o ideal para um efeito discreto, mas deve ser espalhado no mesmo momento da aplicação, pois ele seca rápido.

 

Base

A base em compacto é ideal para quem tem a pele mista ou oleosa. Ela garante um aspecto mais natural da pele do rosto e pescoço, mas não cobre totalmente as imperfeições.

A mais eficaz a esconder os defeitos é a base em bastão, mas o resultado não é tão natural, deixando a pele com aspecto mais artificial.

Já a versão líquida cobre, em média, 20% das marcas do rosto e também das olheiras, e ainda oferece uma boa hidratação e fixação total na pele. Para quem tem tendência à oleosidade nessa área, as melhores opções são pelos produtos oil free (livres de óleo).

 

Batom

A diferença entre o produto líquido ou o tradicional está na hidratação que cada um pode dar à boca. O líquido é mais emoliente, perfeito para os lábios que são secos e rachados. “O efeito é mais brilhante, como se tivesse aplicado um gloss após o batom. Porém, toda essa hidratação acaba por diminuir a fixação”, ressalta a beauty artist.

Os batons tradicionais são mais práticos de aplicar nos lábios e têm maior durabilidade. Existe no mercado batons com textura mais emoliente. Se você preferir um produto mais hidratante, procure marcas que possuem a textura cremosa.

 

 

Consultoria: Penélope Beolchi, beauty artist

Foto: Thinkstock/Getty Images

3 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Sair da versão mobile