Nesta segunda-feira (2), em meio a onda de protestos anti-racistas que estão tomando conta dos Estados Unidos, The Weeknd publicou recibos de doações de diferentes instituições de apoio à comunidade negra.
No total, foram destinados 500 mil dólares a três organizações: Black Lives Matter Global Network, National Bail Out e Colin Kaepernick Know Your Rights Camp Legal Defense Initiative. Todas as instituições beneficiadas têm se dedicado a ajudar manifestantes presos ou agredidos por policiais durante os últimos protestos nos EUA, afim de apoiar a luta por justiça a George Floyd.
George foi assassinado brutalmente por policiais em plena luz do dia, em Minneapolis. O crime desencadeou protestos por todo o globo, afinal, não dá mais para deixar de agir frente ao racismo escancarado.
“Continuem ajudando nossos irmãos e irmãs que estão arriscando suas vidas para mudar nossas vidas negras. Peço que todos com bolsos fundos doem e doem muito e quem tiver menos, doe o que puder, mesmo que seja pouco”, escreveu The Weeknd ao anunciar que havia feito as doações.
Com o movimento Blackout Tuesday, que aconteceu na última terça-feira (2), The Weeknd apareceu novamente para pedir que plataformas de streaming realizassem doações em apoio à comunidade negra.
“Para meus queridos e respeitados parceiros e executivos da indústria – ninguém lucra tanto com a música negra quanto as grandes gravadoras ou serviços de streaming. Eu doei ontem e peço que vocês doem alto e em público nesta semana. Significaria o mundo para mim e para toda a comunidade se vocês se juntassem a nós”, disse o canadense em seu perfil no Instagram.
Além de The Weeknd, outros artistas também já se manifestaram e fizeram grandes doações para pagar a fiança de manifestantes presos. Entre eles Katy Perry, Beyoncé e Jay-Z, Harry Styles, Kehlani, e Halsey.