Quem não sonha em monetizar seus conteúdos no TikTok, não é mesmo? E o melhor de tudo: você pode ganhar dinheiro sem mesmo aparecer nos vídeos.
Segundo o influenciador de finanças Jhonatas Silva, não só é possível, como também existem alguns truques para o conteúdo viralizar, atingindo mais usuários na rede social. Sendo assim, o influencer lista seis dicas para monetizar no TikTok, sem aparecer nos vídeos.
Storytelling: aprenda a contar histórias
Para Jhonatas, esse é o primeiro passo. Isso porque, por mais que os vídeos sejam curtos, é necessário definir o que a pessoa vai aprender ou se entreter.
“Mesmo sem aparecer, os vídeos podem ter um storytelling envolvente. Utilize narrações, legendas e gráficos para criar um início, meio e fim. Por exemplo, ao apresentar uma dica financeira, comece mostrando o problema, depois a solução, e finalize com um resultado impactante. Isso manterá a audiência interessada do começo ao fim.”, contou o influenciador.
Tenha uma frequência
“Eu recomendo, no mínimo, um vídeo a cada dois dias. Se você conseguir postar todos os dias, melhor ainda. Mas não adianta ter só quantidade, os vídeos precisam ser bons. Mesmo sem aparecer, você pode usar animações, textos chamativos e áudios de qualidade para manter a consistência e o interesse. Com vídeos de qualidade, você garantirá um público fiel.”, pontua Jhonatas.
Prenda a atenção nos primeiros segundos
Além disso, é importante ter algo chamativo nos primeiros segundos do vídeo. Assim, você chama atenção do usuário para consumir o conteúdo até o final.
“Eu costumo chamar de gancho dos três segundos. Esses primeiros segundos são cruciais para decidir se o espectador vai ficar no seu vídeo ou passar para o próximo. Sem aparecer, utilize gráficos impressionantes, efeitos sonoros impactantes ou perguntas intrigantes logo no início. Por exemplo, comece com algo como: ‘Quer saber como economizar R$1000 este mês?’ Isso captura a atenção rapidamente.”
Fortaleça sua marca
“Sua marca na internet deve ser algo que lembre você, seja um bordão, um estilo de animação, ou uma música tema. Mesmo sem mostrar o rosto, crie elementos visuais consistentes, como cores e logotipos, e use uma voz ou estilo de narração que se torne a sua assinatura. Isso ajuda a construir uma identidade forte que as pessoas reconhecerão e seguirão.”
Defina um público-alvo
Para seguir uma linha consistente de vídeos e garantir seguidores fiéis, é importante definir qual seria seu público-alvo. Sendo assim, seu conteúdo será direcionado para essas pessoas.
“Defina claramente seu nicho e crie conteúdo que atenda consistentemente a esse público. Conheça bem seu público-alvo e produza vídeos que respondam diretamente às suas necessidades e interesses, garantindo que o TikTok entregue seu conteúdo para as pessoas certas.”, garante o influenciador.
Produza um conteúdo original
De acordo com Jhonatas, esse é um dos pontos mais importantes. Embora seja mais fácil replicar tendências, são os conteúdos originais que prevalecem.
“Crie conteúdos inovadores usando infográficos, animações, ou narrações únicas que ofereçam valor real. Desta forma, mesmo sem aparecer, você se destacará como uma autoridade no seu nicho e atrairá uma audiência dedicada.”, finalizou Silva.