“Você não precisa odiar sua antiga versão para amar a nova. Transição Capilar é liberdade de pentear, modelar ou simplesmente não fazer nada”, diz Bruna Vieira em uma das várias publicações sinceras em que compartilha sobre o seu processo de transição capilar.
Em outubro de 2016, a escritora e influenciadora publicou um vídeo em seu canal do Youtube, anunciando que abandonaria a química e entraria em um processo para buscar seus cachinhos de volta. E, ao longo destes quatro anos, ela conseguiu mostrar que é possível sim ressignificar sua relação consigo mesma – e principalmente com seu próprio cabelo.
Contudo, é preciso lembrar que essa é uma decisão complexa. Dar tchau para a química e voltar a usar o cabelo natural depende de muita paciência com si mesma para compreender que esse processo pode demorar, mas não é impossível! Nesta jornada que lida diretamente com nossa autoestima, é preciso estar confortável com sua decisão, aberta ao autoconhecimento e à aceitação dos seus fios, do jeitinho que eles são.
Do liso moreno de 2016 aos cachos ruivos de 2020, o cabelo de Bruna passou por várias fases, onde ele não necessariamente estava super definido. E tá tudo bem. 🙂 No caso da escritora, parar de fazer procedimentos químicos nos seus fios fez com que o cabelo ficasse forte o suficiente para passar por transformações de colorações, inclusive.
Veja só um pouco dessa transformação:
Dois anos após o início da transição, Bruna compartilhou um pouco de como foi cada fase em sua experiência. Esse tipo de conteúdo é super importante para te motivar a continuar no processo!
Pelas redes sociais, a influenciadora continua dando dicas sobre produtinhos e técnicas para cuidar com carinho dos seus fios. Bruna bate na tecla da liberdade, para você não ser refém da química e usar seu cabelo do jeito que preferir: seja fazendo uma escova ou definindo mecha por mecha dos seus cachos.
E no caso de Maisa, este processo é um pouco mais recente. Diferente de Bruna, que buscou reconhecer mais uma vez seus cachinhos em 2016, a atriz deu start no processo da sua transição capilar em 2018. Desde então, ela parou de faze progressiva e começou a mostrar os momentos bem #VidaReal do seu cabelo, seja com ele úmido ou com os cachos bem definidos.
I’m so rare pic.twitter.com/RK9d9QPTMA
— +a (@maisa) January 16, 2020
E vamos de cabelo úmido na transição né kkklkkk pic.twitter.com/WkigvsnkAB
— +a (@maisa) March 31, 2020
Pelo Instagram, Maisa já compartilhou uma mensagem bem emocionante sobre o que está sentindo durante o segundo ano do processo, demonstrando muito carinho ao cabelo durante a mudança. “A gente têm passado mais tempo juntos, sozinhos e eu tenho percebido que você é muito legal! Que você nunca quis me machucar, que talvez, eu tenha colocado a culpa de muitas coisas em você”, escreveu.
Confira o relato completo:
Por conta da profissão, a atriz já teve que usar seu cabelo de diferentes formas. Mas, mesmo assim, ela decidiu passar pela transição e mostrou pelas redes um pouco da sua jornada desde o início.
Pras pessoas q tão curiosas:
Parei de fazer progressiva no cabelo inteiro em fevereiro de 2018, e fiz na franja pela ultima vez em junho de 2018, no dia em que eu cortei curtinho.
As 2 primeiras fotos são antes de cortar. pic.twitter.com/UiSBpnhiEf— +a (@maisa) March 31, 2020
Em agosto cortei de novo e desde então eu nunca mais retoquei o loiro (pra deixar o cabelo respirar por um tempo pq é agressivo) e continuei cortando as pontinhas sempre q dava.
Em dezembro do ano passado eu tonalizei meu cabelo pra um tom mais acobreado (pra fazer outro filme)+ pic.twitter.com/Wb3nk1N1LW— +a (@maisa) March 31, 2020
Por último, uma foto da maisa baby com seu cabelo natural, e uma da maisa com cabelo longo, com progressiva e sem pintar. pic.twitter.com/RraJzfAjWo
— +a (@maisa) March 31, 2020
Para te manter ainda mais motivada a passar pela transição capilar, separamos aqui alguns outros perfis para você acompanhar nas redes sociais e tornar esse processo mais leve! #FicaADica
Ana Lídia Lopes
Duda Buchmann
Bruna Caixeiro
Daianne Possoly