A gente sabe que a viagem de formatura é um dos passeios mais aguardados da galera da escola, afinal, além do gostinho de dever cumprido e do fim de uma fase (tchau, nono ano; tchau, terceirão!), tá aí uma oportunidade da turma toda curtir juntos, por vários dias seguidos!
O problema é que antes de se jogar nessa trip, curtir todas as festas top e passar momentos únicos ao lado dos seus migos, é preciso se programar para essa viagem, que pode ter vários destinos, valores e atrações diferentes. Ixi, achou muito complicado? Calma, pode ficar sussa. A gente preparou um passo a passo de tudo o que você deve levar em conta antes de decidir seu destino e ter uma das viagens mais inesquecíveis da sua vida.

Foto: Shutterstock
Antecedência e pesquisa
Pode até faltar bastante tempo para você viajar com a sua turma, mas o ideal é que você comece a pesquisar sobre a sua trip e a conversar com seus pais sobre ela com um ano de antecedência! A real é que só assim você vai conseguir escolher o melhor lugar, já que hoje em dia o que não faltam são opções de viagens para você curtir. Para se ter uma ideia (ainda que esses pacotes variem muito dependendo do local escolhido), os valores dos destinos podem ir de R$1.500 até mais de R$6.000, no caso de viagens internacionais.
Assim, fazer uma pesquisa de mercado com toda essa antecedência é o melhor jeito de achar uma trip com todas as atividades que você deseja, que caiba no bolso dos seus pais e que apresente as melhores formas de pagamento.

Foto: Shutterstock
Os destinos
Enquanto as viagens do nono ano costumam girar em torno dos resorts, as viagens do terceiro ano têm entre seus destinos mais comuns Porto Seguro, Florianópolis e até a Disney. No primeiro caso, segundo o gerente de produtos da Forma Turismo, Gustavo Bueno, tudo depende do que o aluno quer. “Eles têm que procurar um resort que tenha a faixa etária deles, principalmente, e que esteja fechado só para eles, que não tenha familiares.” Tudo que faça os alunos se sentirem tranquilos e seguros durante o passeio. Além disso, é preciso levar em conta a estrutura do lugar, já que o conforto e uma programação cheia de atividades são extremamente importantes.

Foto: iStock
O que rola por lá
Quando estamos falando de viagens de formatura é importante entender que cada passeio tem suas particularidades, já que mesmo os resorts, dependendo do lugar e da programação que possuem, são muito diferentes entre si. Há opções para todo os gostos, desde aqueles mais focados em atividades radicais, até os com paisagens paradisíacas e com baladas top pra você e seus migos curtirem muito.
Ter em mente qual programação e lugar tem mais a ver com você e sua turma é indispensável para fazer uma boa escolha. Até porque, depois disso, é só aproveitar muito e curtir cada segundo dessa viagem!
Aproveite e confira dicas para planejar sua viagem de intercâmbio:
- PLANEJAMENTO: Não existe um tempo exato para correr atrás do seu intercâmbio, porém, Luiza Diz, da agência de intercâmbio Plurality Global Institute, explica: “Quanto antes começar, mais fácil para se organizar. É possível conseguir planejar uma viagem em um ou dois meses, mas a chance de algo dar errado é maior”. Segundo Luiza, seis meses antes é um bom tempo, levando em consideração todos os documentos necessários para a viagem.
- TIPOS DE INTERCÂMBIO. “Eles são, basicamente, de estudo ou trabalho. E dentro dessas categorias existem uma série de possibilidades”, explica Luiza. Entre as opções de estudo, estão: – High School: “É onde você opta por cursar uma parte do ensino médio no exterior”, explica. – Idiomas: “O objetivo principal é aprender ou aperfeiçoar o idioma nativo do país a ser visitado. Pode ou não envolver atividades extras, como aulas de dança, teatro, fotografia, culinária, esportes ou até um trabalho em meio período”, conta Luiza.
- DESTINOS: Os mais procurados são os de língua inglesa, por conta da importância do idioma. “Os dois principais países são Canadá e Estados Unidos, seguidos por Irlanda, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. A África do Sul também é um destino bem procurado para cursos de inglês”, aponta Luiza. Mas existe outro fator importante em jogo: a cotação das moedas, o que pode deixar a viagem mais cara. “Muita gente acaba optando pela Irlanda como alternativa à Inglaterra devido ao valor da Libra, por exemplo”, explica.
- LÍNGUA: Não é necessário que você saiba falar o idioma do país de destino, porém, isso facilita bastante. “Em alguns países, é mais fácil ‘se fazer entender’ em português. Mas, se você souber pelo menos o básico, além de facilitar, também faz com que você se sinta mais parte do local”, lembra Luiza. E como garantia, a agente aconselha: “pesquise bem e procure uma agencia que a ajude a escolher o melhor destino para você”.
- ALÉM DA GRANA: Não é só de dinheiro que você vai precisar para conseguir tirar a sua viagem do papel. “É preciso conhecer a documentação necessária e as exigências do destino escolhido. Para isso, temos que considerar se é necessário passaporte, vistos, vacinas, documentação de matrícula, entre outros. Para cada tipo de intercâmbio é necessário um tipo de visto, cada país é mais ou menos exigente e isso varia de acordo com o contexto em cada lugar”, finaliza Luiza.
