Para alcançar seus objetivos escolares, é necessário estudar além do básico. Dessa forma, é necessário criar uma rotina de estudos estratégica e funcional. Pensando nisso, resolvemos te ajudar a entender a melhor maneira de absorver conteúdo, garantindo resultados cada vez melhores.
A todateen separou cinco métodos de estudos, assim, você pode encontrar o que faz mais sentido na sua rotina. Confira:
Método de estudos Cornell
Criado em 1940, o método Cornell ainda é válido e muito utilizado. Isso porque ele ajuda estudantes a classificarem seus resumos de estudo. Para isso, divida uma folha em três partes. Do lado esquerdo, anote as principais ideias e tópicos que precisam ser estudados. Do lado direito, faça anotações básicas e curtas sobre o tema. Embaixo, faça um resumo com suas palavras sobre o tema a ser estudado.
Dessa forma, você irá memorizar e fixar o assunto no seu cérebro. Faça o teste!
Mapa mental
Esse método é o ideal para pessoas que aprendem melhor de forma visual. Isso porque ele te ajuda a memorizar os principais tópicos e organizar o conteúdo de forma prática.
Para isso, não existe um modelo ideal para fazer um mapa mental, faça da maneira que preferir. No entanto, o ideal é usar uma folha em branco com o tema no centro. A partir dai, use cores, setas, desenhos e caixas de texto para explicar os temas dos estudos.
Técnica de estudos pomodoro
Além das formas tradicionais, existem maneiras de tornar os estudos mais efetivos e menos cansativos. Dentre elas, a técnica pomodoro valida a importância de fazer pausas para arejar a cabeça. Dessa forma, o método indica que o fluxo de trabalho deve ser dividido em blocos de 25 minutos sem pausa, os “pomodoros”. Assim, com o fim de cada bloco, devemos fazer uma breve pausa.
Para isso, o estudante deve seguir uma lista de tarefas a serem cumpridas em 25 minutos, com direito a uma pausa de 5 minutos. Ao fim de quatro “pomodoros”, faça uma pausa de 30 minutos e retorne ao foco.
Resumo
Os resumos são uma ótima forma para revisar a matéria. Para isso, faça resumos concisos sem deixar informações importantes de fora.
Técnica Feynman
Essa técnica é simples e rápida. Isso porque ela diz que para entender um conteúdo difícil, você deve simplificá-lo em sua cabeça em uma linguagem básica. Dessa forma, você deve conseguir explicar para qualquer pessoa, até para uma criança.