Anna Todd conquistou fãs ao redor de todo o mundo com sua saga “After“, a história sobre Hardin e Tessa, romance que começou como fanfic do One Direction. Em uma live com fãs, a escritora comentou sobre como sua vida influenciou na escrita de uma história de amor, a qual admitiu conter diversos aspectos abusivos.
Romances teen com casais que possuem relacionamentos marcados por características tóxicas não é algo incomum na literatura adolescente. “Crepúsculo”, por exemplo, recebeu várias críticas posteriores ao sucesso, quando o tema do relacionamento abusivo começou a ser discutido com maior frequência. “After” também não foge ao estereótipo.
Tessa Young e Hardin Scott começam um relacionamento bem complicado, repleto de situações tensas. Desde o início, vemos que o mocinho não é uma pessoa muito simpática, age de forma brusca, costuma ser desagradável com os outros, já que piadas de mau gosto não faltam em seu repertório. Além disso, o personagem possui um ciúme doentio e de alguma forma “prende” Tessa e age com comportamentos nada aceitáveis.
Anna Todd confirmou em uma live com fãs que o relacionamento deles é algo abusivo. Na conversa, ela explicou um pouco sobre sua infância e o seu crescimento ao lado dos pais, revelando que eles eram muito disfuncionais. Já sobre os relacionamentos, ela contou que tem amigos com parceiros viciados e que, infelizmente, acabaram perdendo a vida.
Ela afirmou que não necessariamente existem coisas felizes no mundo o tempo todo. Existem relacionamentos complicados e imperfeitos. Sendo assim, ao pensar em “After“, ela não queria limitar os leitores, eles precisam dessa informação para entender o que é um relacionamento abusivo e o que você precisa prestar atenção.
Para finalizar, ela falou sobre a cultura do cancelamento e o porquê precisamos falar sobre esses assuntos, principalmente a jovens “que acham que relacionamentos são perfeitos”.
Confira a live completa: