Todos os anos, no Exame Nacional do Ensino Médio acabam rolando algumas “coisinhas erradas” na prova – que é composta por 180 questões – e não passam nada despercebidas pelos vestibulandos. Os erros já são conhecidos como as “pérolas do ENEM”, e além de fazer a gente rir (porque ninguém é de ferro), dá para aprender muita coisa com eles! Vem ver:
-
-
O conceito de bigamia está um “pouquinho” errado! Hehe mas a gente te explica: bigamia consiste na realização de um novo casamento, quando a pessoa ainda não desfez o primeiro relacionamento formalmente. No Brasil, a bigamia consiste em um crime, se for comprovado que não houve o divórcio do primeiro matrimônio! / Foto: Reprodução
-
-
Estradas de ferro asfaltadas: Rolou algum engano na escolha do material das estradas! Ou elas são de ferro ou então são asfaltadas, né? Mas para você já memorizar, aqui vai a dica amiga: o asfalto é um produto obtido através da destilação do petróleo e tem ponto de ebulição de 600°C! Uau! / Foto: Reprodução
-
-
Previdência social: Enfermidade coletiva? Oi? Não, a previdência social é um programa de seguro público, que oferece uma garantia caso o trabalhador passe por algum risco econômico, por exemplo, perder seus rendimentos por conta de uma doença (mas não é uma “doença coletiva”, ok Enem?).
-
-
A frase em espanhol “buenos días” significa, em português, “bom dia”! Agora a capital da Argentina se chama Buenos Aires e é maior cidade da Argentina. Legal, né?
-
-
Rolou um momento Cebolinha, da Turma da Mônica, no Enem 2011. A palavra correta, ao invés de “celebral”, é cerebral! Uma pérola do ENEM e tanto!
Agora que você já conhece as maiores pérolas do ENEM e aprendeu com elas, vem ver dicas top para driblar a ansiedade antes da prova:
[playbuzz-item item=”c86fd802-b01f-459b-8ef7-58ad77a85835″ format=”story”]