Durante o episódio de estreia de seu podcast, o “4D with Demi Lovato”, a artista afirmou que se identifica como pessoa não-binária, por isso, passará a usar pronomes neutros. Trata-se de “they” e “them”, pronomes que podem ser traduzidos como “eles” e “deles”, os quais na língua inglesa não possuem gênero implícito, o que não ocorre na língua portuguesa, e por isso são usados para se referir para homens, mulheres e pessoas não-binárias, ou seja, que não se identificam com nenhum dos papeis sociais.
“Durante o último ano e meio, eu passei por um processo de cura e reflexão. Com a ajuda deste trabalho, eu tive a revelação que me identifico como pessoa não-binária. Dito isso, eu oficialmente vou mudar meus pronomes para ‘they/them’. Acredito que isso representa melhor a fluidez que sinto na minha expressão de gênero, e permite com que eu tenha mais autenticidade e honestidade em relação a quem sou, a quem ainda estou descobrindo”, diz Demi Lovato.
A cantora frisa que “não se considera expert no assunto, e nem quer falar por todas as pessoas não-binárias”. “Eu também não vou me irritar quando as pessoas deslizarem e usarem ‘ela/dela’ para falar de mim. Eu sei que, estando na minha posição [de pessoa pública], vai demorar um tempo para que as pessoas se acostumem”, pontua.
Demi aproveitou para dizer que o uso de pronomes neutros não afeta sua forma de se vestir, por exemplo. “Eu quero que todo mundo entenda que ser uma pessoa não-binária não significa que eu não vá continuar me vestindo da forma como quiser”.
“Eu poderia dar as costas para a minha carreira hoje, mas amanhã eu ainda iria me identificar como uma pessoa não-binária. Pela primeira vez na minha vida, estou colocando o meu bem-estar acima da minha carreira. Essa é a diferença entre fazer algo buscando atenção, e fazer algo porque é a sua verdade. Eu sei que nem todo mundo vai amar esse meu anúncio. Eu sei que algumas pessoas vão reagir a partir de um medo irracional”, completa.