No dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Essa data existe porque ao longo de toda a história, mulheres foram vítimas de opressão. Hoje em dia, mesmo com muitos avanços feministas, ainda existem muitas situações machistas pelas quais meninas têm que passar todos os dias. Por isso, vale lembrar que nesta data, respeito vale mais que flores. Pela igualdade sempre 🙂
Então, pensando nessa data mais que especial, separamos cinco filmes imperdíveis que foram dirigidos por mulheres. Bora conhecer alguns filmes nesse Dia da Mulher?
Anatomia de Uma Queda
Deixa a gente te apresentar o longa: acompanhamos Sandra, uma escritora alemã, e seu filho, Daniel, o filho de 11 anos do casal em uma investigação alucinante após Samuel, o marido alemão, é encontrado morto do lado de fora da casa super remota da família nos Alpes. Será que foi um assassinato? Será que foi acidental? Não vamos dar spoilers. Vale lembrar que a diretora Justine Triet disputa o Oscar esse ano com o longa!
Onde assistir? Nos cinemas pelo Brasil.
Barbie
No filme da diretora Greta Gerwig, estrelado pelos maravilhosos Margot Robbie e Ryan Gosling, uma das muitas bonecas Barbie começa a perceber que sua vida não é tão perfeita quanto parecia. Por isso, decide sair da Barbieland e vem viver no mundo real. Não é à toa um live-action com uma história tão interessante esteja dando o que falar mesmo antes de seu lançamento, né?
Onde assistir? HBO Max.
Bottoms
Com direção de Emma Selignan e com roteiro de Rachel Sennot, o filme msotra duas amigas que encaram o desafio de serem vistas como as “lésbicas sem talento” da escola. Por isso, elas criam o “clube da luta” para as mulheres, com o objetivo de desafiar essa percepção e hierarquia do colégio. Além disso, a dupla busca impressionar e atrair os colegas mais conhecidos da escola. Isso porque, assim, o clube ganha mais popularidade, intensificando as confusões e fofocas.
Onde assistir? Prime Video.
Shiva Baby
A universitária Danielle se depara com uma série de encontros constrangedores em uma shivá, um período de luto no judaísmo. Ela fica amedrontada pelo surgimento de uma ex-namorada e de seu namorado secreto, que aparece com sua esposa e bebê. O longa tem a direção de Emma Seligman.
Onde assistir? Prime Video.
Vidas Passadas
Por fim, mas definitivamente não menos importante na nossa lista de Dia da Mulher, chegamos em outro filme que disputa o Oscar este ano. “Vidas Passadas” é de Celine Song, que também dirigiu “Carol” e “Para Sempre Alice”. No longa, conhecemos os amigos de infância Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo). Porém, em uma mudança dela para fora da Coreia do Sul, os dois acabam se distanciando. Muitos anos depois, eles se reencontram. E agora?
Onde assistir? Nos cinemas pelo Brasil.