O documentário de Taylor Swift vem ganhando cada vez mais atenção. Aliás, a gravação da “The Eras Tour” recebeu uma indicação para o Critics Choice Documentary Awards na categoria de “Melhor Documentário Musical”.
O longa sobre a turnê da cantora, que chega dia 3 de novembro nos cinemas brasileiros, concorre ao prêmio junto com “American Symphony”, do cantor Jon Batiste, “Carlos”, sobre o guitarrista Santana, “Primeiro as Damas – Mulheres no Hip-Hop”, “Little Richard: I Am Everything”, “Love to Love You, Donna Summer” e “What the Hell Happened to Blood, Sweat & Tears?”.
Essa indicação deixou muita gente curiosa sobre uma possível indicação ao Oscar por parte do filme da Taylor Swift. Odiamos trazer más notícias, porém, precisamos ser reais: isso não vai acontecer. Isso por conta das regras da Academia, claro.
Infelizmente, dentro do regulamento da Academia sobre as indicações ao Oscar, na parte de documentários, documentários como o de Taylor não podem participar da premiação. “Trabalhos que sejam essencialmente promocionais ou instrutivos não são elegíveis, nem trabalhos que sejam essencialmente registros não filtrados de performances”, escreve a Academia. Essa regra também deixaria o novo documentário de Beyoncé fora da maior premiação do cinema.
Além disso, outra situação deixa os dois documentários das divas pop fora da premiação. O prazo para enviar digitalmente a produção para a Academia era até o início de outubro. Infelizmente, até a data, nenhuma das duas cantoras havia enviado. Que pena!