Fale conosco

O que vc está procurando?

Música

Entrevista com a Banda Scalene, destaque do Superstar: “É uma bênção os fãs que temos”

Gustavo falou sobre o novo álbum e participação no reality musical

Entrevista com a Scalene, banda que está arrasando no Superstar
A banda Scalene está arrasando no palco do programa Superstar! Eles levantam a bandeira do rock, e todos os domingos surpreendem jurados e público com algo novo.
Tudo começou em Brasília, em 2009, quando os irmãos Gustavo Bertoni (guitarra e vocal) e Tomas Bertoni (guitarra) se juntaram  aos amigos de infância Lucas Furtado (baixo) e Philipe ‘Makako’ (bateria e vocal) para fazer um som apenas por diversão. Mas, aos poucos, eles foram percebendo que levavam jeito para a carreira musical.
Além do “ÉTER”, álbum mais recente, a banda já lançou o EP “Cromático” e o álbum “Real/Surreal”. Nesse ano, eles tocaram no festival Lollapalooza Brasil! Muito legal, né?
Conversamos com o vocalista Gustavo, que falou sobre música e o reality Superstar. E claro que não deixamos de perguntar para o muso da edição se ele está na pista ou não. As respostas você confere agora:
Entrevista com a Scalene, banda que está arrasando no Superstar

Foto: Divulgação

– Li no site do programa “Superstar” que vocês se conhecem desde a infância e faziam música apenas por diversão. Quando sentiram que era hora de investir na carreira de musical?
Isso foi acontecendo aos poucos. Fomos nos animando cada vez mais com o processo de ter uma banda (compor, lançar material, tocar em shows…) e recebendo mais feedback de quem começava a acompanhar os primeiros passos da banda. Mesmo sendo algo gradual, acho que foi por volta do EP Cromático que realmente começamos a profissionalizar a banda e encará-la como projeto de vida.
 – Qual foi a sensação de tocar em um festival tão grande como o Lollapalooza?Foi sensacional. A estrutura do evento é inacreditável. Engraçado que como fomos a primeira banda do segundo dia (tocamos às 12h), a grande maioria do público que chegou cedo já nos conhecia! Então nos sentimos em casa e a troca de energia com a galera foi irada.
– Quais são as inspirações do novo trabalho da Scalene, o álbum “ÉTER?”
Muita, muita coisa, haha! De filmes à documentários, de bandas de rock à trilhas sonoras. As letras são inspiradas pelo que vivemos e queremos viver como banda, assim como experiências e reflexões pessoais de cada integrante. O conceito do ÉTER como o quinto elemento (que harmoniza e equilibra os quatro mais conhecidos: água, fogo, terra, ar) foi perfeito para amarrar os temas que abordamos. As bandas que mais nos influenciam são: Thrice, Queens of the Stone Age, Radiohead, O’Brother, City and Colour.
– Curiosidade: como vocês gravaram o clipe da música “Sublimação”? Foi debaixo d’água mesmo, rolou algum truque, técnica?
Foi debaixo d’água mesmo hahaha! O truque foi acelerar a música 3x para conseguirmos ficar ela inteira sem respirar. Eu cantei com um fone de ouvido e o diretor ficou ouvindo a música de amplificadores do lado de fora. Foi divertido! Achamos que a linguagem do slow motion, cenário e metáforas conversaram bem com a mensagem da música.

.

– A Scalene vem de Brasília, cidade conhecida como o celeiro do rock nacional. Isso torna a responsabilidade maior?

Brasília é uma cidade única e diversificada. Cheia de talento. É uma honra representá-la! Mas não costumamos relacionar nosso som com a safra de ouro dos anos 80. Eles foram de extrema importância e devem ser pra sempre honrados e lembrados, mas não chegam a nos influenciar sonoramente. Acho que pro bem do Rock, o Brasil precisa começar a valorizar mais as bandas novas também. Tem MUITA coisa legal acontecendo.

+Sabrina Sanm conta momento mais tenso do Superstar
+Vocalista da Move Over, sucesso no Superstar, fala sobre música e adolescência

– A música “Amanheceu” fez o maior sucesso no palco do “Superstar” e emocionou o Thiaguinho. A composição é sua, certo? Qual foi a reação da sua mãe ao ouvir a canção? Houve alguma motivação especial para escrever a música?

Sim! Ela se emocionou muito. Fiz questão de “escondê-la” até estar pronta, pra minha mãe ouvi-la da melhor forma possível. A galera daqui de casa acaba ouvindo o nascimento das músicas porque as canto ou toco pela casa. Mas essa tinha até um pouco de vergonha de cantar porque era muito pessoal. Hoje em dia a canto com o maior prazer.

 – Qual foi o momento mais legal do Superstar até agora?

A primeira apresentação foi certamente a mais surpreendente. Não tínhamos a MÍNIMA noção do que esperar do programa e como seria a repercussão da nossa música. Foi nossa maior nota e talvez nossa melhor performance até agora. Muita gente se emocionou com a letra de “Surreal” e isso não tem preço. É muito gratificante.

-Tem muita gente dizendo que vocês são os favoritos a levar o prêmio. Vocês sentem a pressão do favoritismo no palco ou no dia a dia mesmo?

Não. O programa tem vários detalhes e estratégias a serem pensadas mas, no final das contas, tudo se resume a ir lá e dar nosso melhor. Não tem como querer controlar tudo, é muito imprevisível.

– A Scalene faz muito sucesso nas redes sociais. No domingo (21 de junho), por exemplo, o nome da banda estava entre os assuntos mais comentados do Twitter antes mesmo de subir ao palco! Qual a importância do apoio do público todas as semanas?

É tudo. Mais do que nunca. Uma banda só existe por causa de seu público. Mas seu público existe muito bem sem ela. Hahaha. É tudo uma questão de troca. Oferecemos nosso corpo, mente e alma – o público responde como acha que deve. É uma bênção os fãs que temos. Muito educados, do bem e animados. Em geral, galera que valoriza a música antes de qualquer outra coisa.

Entrevista com a Scalene, banda que está arrasando no Superstar

Foto: Reprodução/ Instagram

– Você ganhou o título de mais gato do time Paulo Ricardo e tem arrancado suspiros das fãs. O assédio aumentou com a participação no programa? Aliás, as leitoras da todateen perguntaram se você está solteiro, rs.
Aumentou um pouco, é natural. Haha. Então, meninas…meu irmão é o solteirão da banda atualmente. Eu namoro com uma paulista linda, trabalhadora e companheira. Às vezes a distância traz dificuldades mas tem sido maravilhoso.
Os sucessos da Scalene estão disponíveis no Deezer, Rdio , Spotify e iTunes. Partiu ouvir!
Para ficar de olho:
Twitter: @bandascalene
Instagram: @bandascalene
Site oficial: Banda Scalene
Texto e entrevista: Nathalia Faria
1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Sair da versão mobile