Nos últimos dias diversos relatos de ex-funcionários do “The Ellen DeGeneres Show” foram expostos pela mídia. Cerca de 36 trabalhadores que ocuparam os cargos mais variados dos bastidores do programa apresentado por Ellen DeGeneres afirmam ter passado por situações como racismo, abuso moral e assédio sexual. A comediante publicou uma carta aberta aos funcionários de seu programa pedindo desculpas e frisando que se envolveria mais com o que acontece nos bastidores do programa. Entretanto, o jornal New York Post acaba de publicar uma matéria afirmando que a apresentadora estuda encerrar o programa após tantas polêmicas.
Diversos portais como o BuzzFeed USA e a Variety conversaram com funcionários que preferem manter o anonimato. As matérias revelam casos chocantes envolvendo grandes nomes da produção executiva e roteiro do talk show, supostamente responsáveis por tornar o ambiente de trabalho tóxico, fazer piadas relacionadas à assédio e racismo e cometer abuso sexual.
Os ex-funcionários deram vários detalhes sobre exemplos de situações tidas como comuns nos bastidores do programa, mas afirmam que em nenhum deles há participação de Ellen DeGeneres. Segundo os relatos, a apresentadora não estaria envolvida nos bastidores da produção, e durante sua aparição no escritório do programa, tudo parecia ser encenado para não aparentar suspeitas do que ocorria.
Por outro lado, alguns funcionários acreditam que DeGeneres poderia ter escolhido não se envolver propositalmente: “Para alguém que está tão envolvida no show e no aspecto criativo, e tem tido tantas reuniões com ela, é difícil para mim assimilar o fato de que ela não ouve os cochichos. A não ser que ela realmente esteja em uma bolha”, afirma uma fonte.
Uma investigação interna foi aberta pela Warner Media para averiguar o ambiente de trabalho da atração. DeGeneres se desculpou em comunicado após denúncias de desrespeito a funcionários.
Confira:
“No primeiro dia do nosso programa, eu disse a todos em nossa primeira reunião que o ‘The Ellen DeGeneres Show’ seria um lugar de felicidade. Ninguém jamais levantaria a voz e todos seriam tratados com respeito. Obviamente, algo mudou, e estou decepcionada por saber que esse não foi o caso. E por isso, peço desculpas. Qualquer pessoa que me conhece sabe que isso é o oposto do que eu acredito e do que eu esperava para o nosso programa”.
Nesta última sexta-feira (31), New York Post publicou uma matéria onde diz que a apresentadora estaria considerando encerrar as atividades da atração diária. Uma fonte anônima do jornal contou que DeGeneres acredita não conseguir mais recuperar sua “marca pessoal”. “Ela acha que não pode continuar e a única maneira de recuperar sua marca pessoal é encerrar o programa”, diz a fonte.
A apresentadora e a Warner Media não se pronunciaram oficialmente sobre a possibilidade de finalizar o programa.