Entre as surpresas do Globo de Ouro 2021, que anunciou nos últimos dias suas indicações, duas chamaram bastante atenção: a presença da série de comédia romântica da Netflix “Emily In Paris” e a ausência de “I May Destroy You”, produção madura e cheia de representatividade da HBO. Uma das roteiristas da série estrelada por Lily Colins chegou a questionar a falta do seriado na lista, mas o que o público não contava era com uma humorista indiana criando uma notícia falsa que balançou a web e aumentou ainda mais as críticas à indicação de “Emily In Paris” ao prêmio.
Deborah Copaken é roteirista da série que se passa na França e escreveu um editorial no The Guardian questionando o movimento da premiação. No texto, Copaken descreve “I May Destroy You” como sua série favorita “de todos os tempos”. O ato surpreendeu a web e quando mais uma figura, que se intitulou criadora da série com Lily Colins, surgiu no Twitter criticando a indicação de “Emily In Paris” não houve desconfiança.
Abbey Govindan é uma humorista indiana e não participou de forma alguma da série da Netflix. Entretanto, a artista resolveu fazer uma pegadinha na web e começou a dizer que foi co-criadora do seriado. Com esta informação na bio, a humorista fez tweets afirmando que havia criado a série originalmente com uma atriz indiana, mas ao ter sua produção boicotada, ressurgiu com um novo roteiro protagonizado por uma atriz branca.
“Como criadora de Emily em Paris, eu só posso dizer… por que fui nomeada ao Globo de Ouro? Eu criei essa série como uma piada”, escreveu Govindan no Twitter. “Sim, eu sou uma mulher indiada que criou uma série sobre uma mulher branca em Paris. Por que eu me importaria em contar uma história com diversidade quando eu posso contar histórias sem representatividade e fazer 20 milhões com isso?”, completa.
A informação não foi checada por diversos jornalistas em todo o mundo, os quais publicaram notícias afirmando que Abbey era a criadora da série e até entraram em contato com a humorista solicitando uma entrevista.
Diante do sucesso de sua fake news, Govindan debochou das manchetes com as informações falsas que ela havia disseminado e fez uma brincadeira sobre a ausência de seu nome nos créditos do seriado. “Parem de me mandar mensagens perguntando o porquê de não verem meu nome nos créditos de Emily em Paris. Vocês não estão procurando direito. Minhas iniciais estão escondidas em uma cena de cada episódio como um easter egg. A primeira pessoa que achar todas as dez será o showrunner da segunda temporada”.
Stop DMing me to tell me you don’t see my name in the Emily In Paris credits. You’re just not looking hard enough.
My initials are hidden in one scene of every episode as an Easter egg. First person to find all 10 gets to be showrunner for season 2.
— abby govindan (@abbygov) February 4, 2021