Neste sábado (6), Justin Bieber compartilhou uma nota explicando que seu senso de estilo e carreira foram todos inspirados pela cultura negra. O cantor pede pelo fim da injustiça e opressão ao povo negro, dizendo também que ele também tem muito a escutar.
“Eu sou inspirado pela cultura negra. Eu me beneficiei da cultura negra. Meu estilo, como canto, danço, me apresento e minha moda foram todos influenciados e inspirados pela cultura negra”, escreveu o cantor.
Bieber continuou: “Estou comprometido em usar minha plataforma a partir de hoje para aprender, falar sobre injustiça racial e opressão sistêmica e identificar maneiras de fazer parte das mudanças necessárias”.
O post de Bieber recebeu mais de um milhão de curtidas e milhares de comentários, incluindo um do piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, que escreveu: “Amen brother”.
O cantor tem postado ativamente sobre o movimento Black Lives Matter nas últimas semanas. “Queridos amigos não-negros … estou prestando atenção ao seu silêncio …”, escreveu ele em outra publicação. “Todas as vidas não importam até que as vidas negras importem”, afirmou em um post.
Bieber também se manifestou sobre Breonna Taylor, uma mulher negra que trabalhava como técnica médica de emergência e foi morta a tiros por policiais do Departamento de Polícia de Louisville Metro em março. Os policiais presentes atiraram em Taylor pelo menos oito vezes depois de entrar em seu apartamento usando um mandado de segurança.
“Deslize para a direita para ver como podemos ajudá-la a celebrá-la”, escreveu Bieber em uma legenda abaixo de uma fotografia de Taylor e uma série de ações que as pessoas poderiam adotar para honrar sua memória e pedir justiça por sua morte.
Os pedidos de justiça vêm depois que o escritório do FBI em Louisville anunciou que havia aberto uma investigação sobre as circunstâncias que cercavam a morte de Taylor. Até agora, os três policiais envolvidos no tiroteio fatal estão em licença administrativa, mas não foram acusados de nenhum crime.