crônica por Yasmin Morais (@yasminescritora)
ilustrações por Nicole Cardoso (@_niccardoso)
Algumas imagens permanecem, constantes e vigorosas, no abraço cálido da Memória. Algumas imagens, ainda que ancestrais e ocultas sob o rio de nascentes profundas, emergem abruptamente, imperativas, quando menos pensamos em sua Existência. Uma árvore permanece, ainda que seus galhos sejam fortemente chacoalhados pela impetuosa ventania e suas folhas arremessadas pelos campos. E assim, indestrutível, perdura no alicerce da Memória — como uma romãzeira, daquelas que despontam discretas nos quintais das avós.
Esta árvore enigmática, cujos frutos já alimentaram os inseguros sonhos de Perséfone, Prosérpina e Atégina, finca raízes nas colinas do imaginário e nas terras nas quais os meus pais cresceram. Quando buscara pelo fruto em meio as minhas urgências, obtive respostas inesperadas, porém reconfortantes: “a minha avó costumava comprar romãs”, “tenho romãs cultivadas por minha família”, “bebia chás de romã na infância”. Aquelas não eram as romãs pelas quais buscava, mas foram aquelas que despertei na profunda Memória.
Podia sentir os pequenos galhos e a densidade de suas folhas verdejantes entre os meus dedos enquanto ainda punha-me, destemida, em minha busca. As romãs trouxeram a mim histórias e contos perdidos na psique. E como Perséfone, a deusa da primavera que adentra os mais profundos átrios do Submundo, eu mergulhei em cada uma das histórias esquecidas entre as sementes.
Capturei a minha própria romã.
Yasmin Morais é uma ninfa baiana apaixonada por mitologia grego-romana, escritora em tempo integral, estudante de Jornalismo (UFBA), atriz e ativista social. Foi publicada nas coletâneas, “Tributo aos Orixás”, “Profundanças 03” e “Narrativas Negras e Insubmissas”. Atualmente, trabalha em seu primeiro livro. Foi finalista do Prêmio Malê de Literatura 2019 na categoria Conto/Crônica. Sua estreia no teatro ocorreu com o espetáculo “De Ponta Cabeça, Baobá”. Como jornalista, foi uma das vencedoras do 1ª Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Fundadora do primeiro projeto feminista raiz e antirracista, @vulvanegra. Traz conteúdo literário em seu Instagram @yasminescritora.
Ilustradora e pesquisadora de literatura infantil e juvenil, maternidade e cultura pop.
Instagram: instagram.com/_niccardoso/
Contato: ilustranic@gmail.com
Confira todos os textos da Última Página aqui!