Os brechós se tornaram as lojas favoritas de quem quer se manter estiloso, mas sem gastar um dinheirão. Por vender peças usadas (ou, como gostamos de chamar, vintages), esse tipo de compra é ideal para quem quer renovar o guarda-roupa de forma sustentável. Afinal, estamos falando de consumo circular.
Mas, antes de entrar de cabeça nas lojas para começar a garimpar, é importante prestar bastante atenção, viu? Afinal, os brechós geralmente acumulam roupas de diferentes materiais e estilos. Então, mesmo que você já tenha experiência anterior com esse tipo de compra de segunda mão, é preciso estar preparado.
Pensando em te ajudar a encontrar peças de qualidade por um ótimo preço, conversamos com a consultora de imagem e estilo Beatriz Filleti, profissional da GetNinjas, que deu algumas dicas para fazer boas compras em brechós. Vamos lá!
Conheça a si mesma
Para fazer compras em brechós você deve, primeiro, conhecer a si mesma. Ou seja, analise os tipos de peça que te deixam mais confortável e que você goste no seu corpo.
Saiba seu estilo pessoal
A especialista explicou que cada pessoa tem de dois a três estilos em seu guarda-roupa. Então, saber quais são esses estilos, te ajuda a fazer compras mais assertivas. Assim, não corre o risco de você comprar algo que não irá usar no futuro!
Conheça seu guarda-roupa
E, claro, além de se conhecer, você precisa conhecer bem as peças que você já tem no seu guarda-roupa. Se quiser melhorar ainda mais a sua experiência, faça uma lista de compras antes mesmo de sair para garimpar. Assim, você pode ter uma ideia do que mais combina com o seu guarda-roupa e evitará gastar com algo que não precisa.
Vá com tempo e paciência
Não se engane. Comprar em brechó, não é nada como comprar em uma loja de departamentos comum. Isso porque você normalmente precisa passar algumas horas garimpando até conseguir encontrar aquelas peças de ouro. Portanto, vá com tempo e tenha paciência para percorrer a loja.
Avalie a peça com cuidado
Ainda que a maioria dos brechós façam uma triagem das peças que serão colocadas à venda em busca de defeitos, às vezes um ou outro desgaste pode passar batido. Por isso, avalie cada detalhe da peça antes de levá-la para casa.
Experimente a peça
Não tenha medo de provar a roupa no brechó antes de comprá-la. Afinal, você precisa garantir se aquela peça combina com você, se ela cabe e se, claro, é confortável. Mas, lembre-se de não sair da sua lista de compras!
Invista em acessórios
Comece suas compras em brechós pelos acessórios e peças complementares, como, por exemplo, sobreposições, brincos e colares. Afinal, esses detalhes são capazes de deixar um look básico com outro visual.
Atenção aos gastos
Sim, brechós tem preços mais em conta, mas não vai se empolgar demais! Afinal, a intenção é fazer compras mais inteligentes e não apenas economizar. Sendo assim, sempre pense bem antes de fazer uma aquisição, combinado?
Essa matéria foi publicada originalmente por Alto Astral, parceiro de Todateen pela Astral Digital.