Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Carreiras da web: Vida de Programador Web

#Todatech: Uma série de posts com profissões da web! A de hoje é programador!

Profissõe da Web: Programador

O mercado de informática está superaquecido e a web é uma ótima oportunidade para iniciar sua carreira profissional. Por isso, resolvemos fazer uma série de posts com carreiras da web: um guia sobre profissões para seguir nessa área. E hoje, vamos falar sobre a profissão de programador web.

Se você adora baixar novos programas (softwares), vive mexendo no HTML e no CSS do seu blog e não perde a oportunidade de conferir as últimas novidades na área de tecnologia, as chances de se dar bem num curso de Sistemas de Informação são altas.

O mercado de trabalho para quem se forma no curso de sistemas de informação é promissor e, de acordo com especialistas há uma grande procura de profissionais para a área.

Profissõe da Web: Programador

E se engana quem pensa que programação é uma área exclusiva para meninos! Uma das pessoas que fazem o site da todateen funcionar direitinho é a Alline Develis, nossa programadora web  que é formada em Sistemas de Informação. A gente foi lá conversar com ela, que contou um pouco sobre esse trabalho.

DIA A DIA

Caso não esteja envolvido em nenhum projeto, o programador deve procurar melhorias que podem ser feitas para otimizar o tempo das pessoas. Quando envolvido em projetos, ter em mente que deve fazer o seu melhor em cada um deles.

O que me fascina nessa área é a possibilidade de fazer praticamente ‘tudo’ o que quiser. Devemos pensar como “usuários” e desenvolver soluções em cima desse ponto de vista, sempre visando a praticidade e eficácia dela”, comenta.

E se você acha que esse tipo de trabalho só é bom para quem vive nas capitais – onde há mais ofertas de emprego – Alline comenta que “as cidades do interior também estão crescendo nessa área”.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Mas afinal… onde estão os programadores web?

Os programadores web são os engenheiros que construíram toda a sua vida on-line! São eles que desenvolveram sistemas como e-mails, redes sociais, sites complexos (como este em que você se encontra!), sites simples (como este) e tantas outras ferramentas que estão no ambiente virtual.

Profissões da Web: Programador

DIFICULDADES

Como qualquer área, existem desafios. A vida de um programador web é pautada pelo imediatismo e é necessário que o profissional saiba trabalhar sob pressão:  “Acredito que seja o fato de que nessa área tudo é para ontem, ou seja, o mais breve possível. Por isso, outro ponto importante é a questão do foco”, comenta Alline.

Além disso, por ser mulher, ela conta que no começo sofreu com algumas dificuldades. A maior delas, claro, é se sentir deslocada em uma área “dominada” pelos homens. Mas ela também deu a dica: o importante é não desistir e com o tempo ir se enturmando!

SERÁ QUE É PRA MIM?

Quer saber se você tem jeito para seguir essa profissão? Então veja abaixo algumas características que são muito úteis para quem quer ser programador:

– Gostar da área de exatas (Matemática, por exemplo);
– Ter raciocínio lógico;
– Organização;
– Curiosidade (querer saber o que acontece e como acontece);
– Vontade de aprender;
– Pesquisar sobre tudo que envolve a área de tecnologia;
– Saber trabalhar com prazos;
– Trabalhar em equipe (nessa área você tem bastante contato com pessoas que não são de programação, como webdesigners, jornalistas, gerentes, entre outros);
– Saber se expressar;
– Não se frustar facilmente quando algo der errado (o erro faz parte do aprendizado);
– E acima de tudo gostar do que faz, pois devemos amar o que fazemos, independente da área escolhida!

E então, meninas? Gostaram das nossas dicas? O próximo post é sobre a vida de um webdesigner: vocês vão conhecer o dia a dia, os projetos e as áreas de atuação dessa profissão.

Tem alguma pergunta sobre a vida de um programador web? É só deixar nos comentários!

Foto: Thinkstock / Getty Images

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Sair da versão mobile