No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, porém a causa ganhou força e a data se estendeu para o mês inteiro, tornando agosto o Mês do Orgulho Lésbico.
Cheia de orgulho, a cantora DAY invadiu nosso IGTV para contar como foi seu processo de autoaceitação sendo uma mulher lésbica. No vídeo, ela também relembra como foi lidar com a sua sexualidade em paralelo com a religião.
Infelizmente, muitas crianças crescem ouvindo que ser gay ou lésbica é pecado e algo completamente errado. Sabemos que isso é uma mentira e que não há nenhum problema em ser quem você realmente é, independente de quem você escolheu para amar!
Confira o relato da DAY 😉
A data 19 de agosto foi escolhida pois, neste mesmo dia em 1983, militantes lésbicas ocuparam o Ferro’s Bar em São Paulo. Frequentado majoritariamente por lésbicas que se reuniam para praticar o ativismo, o bar proibiu a venda do boletim ChanaComChana, produzido pelo Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF). Entretanto, boletins e revistas com outras temáticas continuavam sendo comercializadas no local. Após a manifestação, o boletim pode ser comercializado novamente e a data passou a ser lembrada pelas ativistas.