Totalmente coloridos ou só com as pontas mais claras, os fios com nuances douradas fazem sucesso na cabeça das mulheres. Confira as dicas do expert Ivaldo Lima e escolha a tonalidade que mais combina com você!
Morena em um momento, loira em outro
Em poucos minutos a tintura de cabelo pode mudar completamente o visual. E não há mulher que resista a um novo look. Afinal, modificar a cor dos fios pode fazer maravilhas pela aparência e deixar a autoestima lá no alto. Para quem quer dar uma repaginada no look, Ivaldo Lima, embaixador da L’Oréal, indica os tons de dourado – como os louros, castanhos e marrons –, além das colorações mais claras. “São tonalidades que dão aos cabelos um efeito iluminado, contrastando bem com as peles mais bronzeadas”, comenta o expert.
Se a ideia não é radicalizar tanto assim, Ivaldo também aposta nos processos de clareamento, entre eles o ombré hair. A técnica cria um efeito degradê nos cabelos, partindo das raízes, que mantêm a cor natural dos fios, um clareamento sutil no comprimento e as pontas ainda mais claras.
Coloração sem surpresas
Mudar é sempre bom, mas é preciso tomar alguns cuidados para que a transformação não se torne um desastre. Se você não quer se arriscar e ter uma péssima surpresa ao tingir os cabelos, o especialista aconselha a procurar um profissional para fazer um diagnóstico dos fios e do couro cabeludo, para só então avaliar se a mudança é possível.
Cabelos crespos, por exemplo, costumam ser mais porosos e frágeis, o que pode interferir no resultado da coloração. “A cor da pele também deve ser levada em conta. Morenas e negras precisam tomar cuidado com os tons alaranjados, acobreados e amarelados. Já as orientais é bom que evitem as tonalidades frias”, explica Ivaldo.
Procedimentos químicos realizados anteriormente nos fios também devem ser informados ao cabeleireiro antes de começar o processo de coloração. Cabelos com produtos que contenham chumbo na formulação e escovas progressivas com concentração de formol são incompatíveis com as tinturas, com risco de enfraquecimento, quebra e queda dos fios.
Cor sempre perfeita
Transformação realizada, inícia-se o segundo passo: manter a coloração sempre perfeita. A manutenção da tintura deve ser feita com frequência, a cada três ou quatro semanas. O que vai determinar é o contraste entre a cor da raiz e o restante dos fios, além de seu tempo de crescimento.
E não se esqueça de que hidratar os cabelos periodicamente é fundamental para manter a saúde e a cor dos fios. “Quando feita com produtos específicos para os coloridos, a hidratação aumenta ainda mais a durabilidade da cor”, afirma o especialista.
Vale também investir em xampus e condicionadores próprios para cabelos tingidos. Mas atenção à temperatura da água quando for lavar a cabeça: além de ser prejudicial para o couro cabeludo, a água muito quente desgasta os fios, que tendem a desbotar precocemente.
Coloração ou tonalizante?
As colorações contêm amônia na formulação, permitindo que as escamas dos fios se abram para a entrada do pigmento. Já os tonalizantes precisam da ação de metais, como chumbo, para fixar a cor nos cabelos, ou seja, não penetram nos fios. Por isso, sua durabilidade é menor, já que o pigmento vai desbotando com as lavagens.
Tintas para você mudar o visual e ficar ainda mais bonita
[galeria id=203 modelo=”vertical”]
Texto: Denise Fernandes
You must be logged in to post a comment Login