Nas últimas semanas a hashtag #strawberrydress se tornou viral no TikTok, contando com mais de 13 milhões de views na plataforma. O termo está relacionado a um modelo da estilista Lirika Matoshi, trata-se de um design rosa de mangas bufantes, complementado por aplicações brilhantes, formando vários morangos por todo o tecido. O vestido virou objeto de desejo de várias fashionistas, mas sabia que ele já foi considerado “feio” por ter sido utilizado antes em um corpo fora do padrão de magreza?
Quando diversas garotas magras usaram o modelo no TikTok, não havia dúvidas de que o design de Matoshi era deslumbrante:
@sailortaylorcosplayIT’S HERE!!! I’m so happy!!! ##lirikamatoshi ##strawberrydress♬ All TikTok Mashup (JVKE – Upside Down) – imjakelawson
Entretanto, quando a modelo Tess Holliday o utilizou no Grammy Awards de 2020, foi incluída na lista das “mais malvestidas”. Em um post recente no seu perfil, Holliday frisou o preconceito da sociedade em relação ao seu corpo gordo: “Como é que pode esse vestido me fazer entrar na lista das malvestidas quando usei em Janeiro no Grammy, mas agora porque várias garotas magras o vestiram no TikTok todo mundo liga. Para resumir: a sociedade odeia pessoas gordas, especialmente quando elas estão ganhando”.
Em entrevista à revista People, a modelo falou sobre o desafio de contatar um estilista que aceite fazer um modelo para ela devido às suas medidas fora do padrão de magreza. “Eu não pensei que ela [Lirika Matoshi] responderia a minha mensagem ou que gostaria de vestir uma pessoa tão gorda quanto eu. Não por nada relacionada a ela, mas apenas pela minha experiência pessoal de tentar fazer com que designers me vistam”, falou.
Holliday disse que se sentiu deslumbrante na noite do Grammy, mas se deparou com diversos comentários negativos: “Ver tantas pessoas falando mal da minha roupa foi chocante. [Meses depois] ver o vestido se tornar tão popular porque estava sendo usado por pessoas de corpos magros, eu fiquei tipo: ‘você deve estar brincando comigo’”, revelou a modelo.
Chega de gordofobia!