Nesta terça-feira (2), todas as redes sociais foram tomadas pelo movimento Blackout Tuesday, criado por Jamila Thomas e Brianna Agyemang, que são artistas pretas. Elas sugeriram que formadores de opinião e gravadoras permanecessem silenciados por um dia inteiro, sem publicações nas redes sociais, e sem qualquer tipo de produção de conteúdo.
No entanto, nem todos os que se posicionaram e apoiaram o movimento, tal como fizeram posts com a #BlackLivesMatter, foram tão sinceros assim. Cansada de lidar com a hipocrisia e o conflito de interesses presentes nas atitudes de alguns influenciadores, Tiê Vasconcelos resolveu expôr diversos nomes que, nem sempre, foram tão anti-racistas como agora.
Entre eles estão Thomaz Costa, Nati Vozza, Tata Estaniecki, Ivy Moraes, Thassia Naves, Biel, Mc Livinho, Pyong Lee, Ma Pantaleão, Paula Sperling, e não acaba por aí. Além de citar os nomes, ela ainda explica o motivo pelo qual cada um deles está presente.
Veja:
BLOGUEIRAS E INFLUENCERS QUE SÓ ESTÃO SEGUINDO O HYPE NAS HASHTAGS DO MOMENTO MAS QUE NA REAL SÃO BOLSONARISTAS OU ISENTONAS E SÓ SE POSICIONARAM EM APOIO PRA NÃO PERDER SEGUIDORES
A THREAD 🚨 #antifacista #Antirracista #blackouttueday
— TIÊ (@tievasconcelos) June 2, 2020
Pouco tempo depois de citar os nomes, Tiê acabou sendo ameaçada, correndo risco de enfrentar um processos judicial. Mas boba nem nada, ela também expôs as mensagens de péssimo tom enviadas por uma das blogueiras.
Hoje, influenciadores são cobrados o tempo todo para se posicionarem. Alguns deles, com medo do cancelamento pela isenção, seguem o caminho que mais está sendo apoiado, e no fim, acabam na mesma situação: pegos no pulo!