Ler é muito bom. Dividir essa experiência é ainda melhor! Se você nunca teve a oportunidade de conversar com alguém sobre as personagens e temas centrais de uma história, aproveite nossas dicas para conhecer algumas “práticas” comuns entre os leitores. Elas servem para te dar outros pontos de vista, ligar seu senso crítico na tomada, e ainda, são uma ótima forma de se divertir e conhecer outras pessoas com o mesmo gosto literário que o seu!
BOOKTOUR
O booktour ou “livro viajante” é uma maneira fácil de unir amigos, gastar pouco e ainda colocar a leitura em dia!
Se você tem um blog ou uma página voltada à literatura, ou ainda, se é um leitor que participa ativamente de blogs literários e de redes sociais como o Skoob, você pode começar ou participar de um booktour.
A mecânica é superfácil: cerca de 10 blogueiros (ou leitores) se unem para ler e resenhar um livro. A pessoa tem cerca de 10 dias para ler o livro e assim que termina, envia para outra, via correios.
Dica: é sempre bom traçar uma “rota” dos participantes por proximidade, assim eles não esperam muito para o livro chegar e nem gastam muito com as despesas dos correios.
Quando todos terminam de ler o livro, ele retorna para quem comprou / disponibilizou para o booktour.
CLUBE DO LIVRO
O clube do livro é uma prática antiga e superdifundida em outros países. Com a internet ficou ainda mais fácil participar: você pode reunir amigos e blogueiros, escolher um livro para ser lido e, ao final do mês, todos participam de um debate sobre ele.
É superlegal e dá para abordar afundo diversas temáticas como: personagens, características, enredo, entre outras coisas.
Nem todas as pessoas precisam ser da mesma cidade, se forem, vocês podem ser reunir em suas casas, em livrarias, pubs, cafés… Se não forem, a reunião pode ser feita por MSN, Skype, Gtalk, e até pelo Facebook Chat!
Cada um arca com as despesas da compra de seu próprio livro.
BOOKCROSSING
A prática do bookcrossing surgiu nos Estados Unidos e é uma das opções mais baratas e diferentes! Segundo o site Bookcrossing, ela pode ser definida como “a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, e voltem a libertá-lo, assim sucessivamente”.
O objetivo é transformar o mundo em uma grande biblioteca pública, assim, você deve “libertar” seus livros de sua estante e deixá-los viajar.
O mais legal é que pelo site você pode cadastrar um livro (que você vai libertar ou que encontrou) e ver toda a “rota” que ele fez até chegar em suas mãos.
Ler e compartilhar: assim fica muito mais prazeroso, não é mesmo, girls? 😉
You must be logged in to post a comment Login