Na adolescência é comum darmos mais valor aos amigos do que à nossa família. Para algumas pessoas, inclusive, ter muitos amigos (seja no Facebook ou na vida real) é sinônimo de popularidade, e, consequentemente, ter uma vida social bastante ativa. Mas isso não quer dizer que aquela garota que vai com você para a balada é, de fato, sua amiga. Muitas pessoas se comportam como amigos apenas por interesse e na hora em que você mais precisa, desaparecem. Já percebeu? Por isso, é importante perceber até que ponto suas amigas estão sendo verdadeiras ou andam abusando da sua amizade.
“As interesseiras conseguem camuflar as suas características”
Segundo o psicólogo Alexandre Bez, os primeiros sinais de interesse aparecem na adolescência: “é nessa fase que as comparações e o desejo de competição repercutem no psicológico”. Com isso, as interesseiras conseguem passar por boazinhas fazendo com que a suposta amiga não reconheça qual é a verdadeira intenção daquela amizade, ou seja, a garota, na ingenuidade, não percebe as segundas intenções.
Como identificar um(a) interesseiro(a)?
Perceba se a pessoa em questão:
1- Aproximou-se de repente de você;
2- Fica te agradando o tempo todo;
3- Fica de prontidão para ajudar em toda e qualquer situação e problema;
4- Fica te elogiando o tempo todo;
5- Te apoia em todas as suas atitudes, mesmo quando elas não foram as melhores tomadas.
“Conquistas em troca de favores são pontos fundamentais dos interesseiros”
A dica do psicólogo para não “cair” na conversa dela é ficar atenta ao perfil acima e desconfiar sempre: “desconfie dessas falsas amigas que agem sempre de forma conivente com todas as ações que faz dos elogios em exagero e perceba a tendência dela em invadir o seu espaço pessoal”.
“Não vale a pena”
Não vale a pena manter a amizade com uma garota interesseira, afinal, quando você precisar dela, ela será a primeira a fugir. “A amizade é indispensável para a formação de uma pessoa e sua existência no mundo, e por isso essa relação só é saudável se for verdadeira”, ressalta Alexandre.
Por isso, não tenha medo: se isso estiver acontecendo com você, mude sua turma de amigos! Você vai encontrar pessoas muito legais e de confiança! Isso, sim, é amizade!
Consultoria: Alexandre Bez – Psicólogo especializado em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia – UCLA, e Relacionamento pela Universidade de Miami, Flórida.
You must be logged in to post a comment Login